Um dia após o head da Meta na América Latina, Guilherme Horn, afirmar que um dos motivos para sua plataforma de mensageria voltada a empresas ter alterado seu modelo de precificação foi para evitar a spammização, o gerente de ciência de dados do Bradesco, Augusto Vieira, afirmou que vale a pena pagar mais caro para enviar mensagens específicas neste canal, em comparação com opções mais baratas como SMS, e-mail ou push notification.

Durante o segundo dia do Super Bots Experience 2023, evento organizado por Mobile Time nesta quarta-feira, 2, o executivo do banco ressaltou que o WhatsApp é o “principal canal de comunicação do cliente” e mesmo com o seu custo sendo mais alto que outros canais, ele é “mais efetivo”. De fato, a pesquisa mais recente do Panorama Mobile Time/Opinion Box de mensageria no Brasil revela que 99% dos smartphones têm o app da Meta em seus smartphones e 93% dos consumidores abrem o WhatsApp todos os dias.

Um exemplo de uso citado por Vieira é o envio de mensagens da robô BIA via WhatsApp para checar fraude ou confirmar se um pagamento Pix está endereçado para pessoa/empresa correta.

Lições

Segundo Wanderley Baccalá, diretor do hub digital da Globo, o lançamento do robô de atendimento no WhatsApp precisou de uma força tarefa de um grupo multidisciplinar. Em seu começo na plataforma, a companhia de mídia teve dificuldades no mensageiro. Baccalá explicou que, diferentemente do contato via web, o usuário tem uma escrita “mais relaxada” no WhatsApp e isso dificulta a interpretação das mensagens, algo que só foi resolvido com uma a equipe multidisciplinar.

 

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