A Omdia registrou o envio de 290,3 milhões de smartphones ao mercado global no segundo trimestre de 2024, incremento de 9,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Xiaomi, vivo, Motorola, Realme, Huawei registraram aumento de dois dígitos.
De acordo com sua análise, o crescimento lento indica que a indústria está se estabilizando em níveis sustentáveis após forte crescimento no 4T20 e no 3T21 e uma queda em 2022.
Envios de smartphones ao mercado de acordo com as fabricantes

Tabela com resultados preliminares de análise da Omdia sobre envio de smartphones ao mercado no 2T24. Imagem: reprodução
Samsung se mantém na liderança entre as OEMs, tendo enviado 53,7 milhões de unidades ao varejo global. O número representa aumento de 0,7% em relação ao 2T23 e a sul-coreana enfrenta dificuldades nas vendas de dispositivos do segmento de preço médio (US$ 200-US$ 600).
A Apple está na segunda colocação com recuperação em sua taxa de crescimento ano a ano de 5,6%, totalizando 45,6 milhões de unidades enviadas ao mercado.
Na terceira posição, a Xiaomi teve aumento de 27,4% ano a ano, passando de 33,2 milhões de unidades vendidas no 2T23 para 42,3 milhões no 2T24. Com isso, passa a ter 14% de market share.
Com 26 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre, a vivo passa de sexto para o quarto lugar, aumento de 16,6% em relação aos 22,3 milhões do 2T23.
A Transsion, no entanto, não teve um crescimento tão expressivo: incremento de 4,1% nas remessas ao mercado, passando de 24,5 milhões no 2T23 para 25,5 milhões de unidades vendidas no trimestre.
Logo atrás está a OPPO, com 25,2 milhões de smartphones enviados ao mercado, um aumento de 1% ano a ano.
Além da Xiaomi, Motorola registrou crescimento de 29,2% nas remessas no trimestre, chegando a 13,5 milhões de unidades enviadas, ficando com a oitava posição.
A Realme, em nono no ranking, registrou 12,3 milhões de remessas ao mercado global, incremento de 21,8% e a Huawei chegou a 11,7 milhões de unidades enviadas, aumento de 58% ano contra ano, tendo o maior crescimento entre os dez primeiros OEMs da lista. Essa recuperação de seu declínio em 2021 é impulsionada pelo crescimento sucessivo trimestral e pelos lançamentos do Mate 60 Pro e da série Pura 70.