Ilustração: Nik Neves

O marketplace Temu (Android, iOS) chegou com tudo no Brasil e se tornou em julho o aplicativo mais baixado no país, com 7,7 milhões de downloads, de acordo com dados da AppMagic obtidos com exclusividade por Mobile Time. A operação brasileira começou em junho – no mês passado, o Temu registrou 2,9 milhões de instalações no Brasil.

Temu entra e WhatsApp sai

Na lista dos dez apps mais baixados no país em julho, chama a atenção a ausência do WhatsApp pela primeira vez em muitos anos. O aplicativo de mensageria ocupa desta vez a décima segunda posição, com 2,8 milhões de downloads. Em junho o WhatsApp havia sido baixado 3,3 milhões de vezes no país.

Outro que saiu da lista depois de muito tempo foi o gov.br, agora na décima primeira posição, com 2,9 milhões de downloads. Em junho, o app do governo federal havia sido baixado 3,5 milhões de vezes.

Jogos Offline é a surpresa do mês

Uma surpresa foi a entrada de Jogos Offline (Android, iOS), um apanhado de vários jogos casuais acessíveis mesmo sem Internet, como Paciência, Xadrez, Sinuca, Damas etc. Ele foi criado pelo desenvolvedor italiano Moreno Maio, também conhecido como JindoBlu. Jogos Offline é um fenômeno no Brasil e no mundo. Por aqui, teve 3,2 milhões de downloads em julho, ficando na sétima posição. No mundo foram 34,9 milhões de instalações, na oitava posição.

Veja abaixo a lista dos dez apps mais baixados no Brasil em julho, com seus respectivos números de downloads:

1- Temu (7,7 milhões)

2- Instagram (5,1 milhões)

3- TikTok (4,6 milhões)

4- Mercado Livre (4,4 milhões)

5- Shein (3,4 milhões)

6- Capcut (3,2 milhões)

7- Jogos offline (3,2 milhões)

8- Nubank (3,1 milhões)

9- Shopee (3,1 milhões)

10- Threads (3 milhões)