A AppMachine, plataforma de criação on-line de aplicativos móveis em Android e iOS, permitirá, a partir de outubro, a geração automática de apps para Windows Phone. A novidade está sendo desenvolvida pela Microsoft para a empresa. Outra funcionalidade prestes a sair do forno é a possibilidade de os usuários da plataforma incluírem imagens da Getty Images em seus apps. Neste caso, contudo, será cobrada uma taxa única de aproximadamente R$ 100 com validade ilimitada por aplicativo. Essas foram algumas das novidades reveladas pelo CEO da AppMachine, Siebrand Dijkstra, durante sua visita ao Rio de Janeiro, na sexta-feira passada, em entrevista para MOBILE TIME.
A AppMachine tem como proposta permitir que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento de informática, consiga criar um aplicativo móvel para Android e iOS. O desenvolvimento em si é gratuito. A empresa cobra apenas pela publicação. O modelo de negócios no exterior é uma cobrança anual. No Brasil optou-se por uma mensalidade, que varia de R$ 119 a R$ 269, dependendo do nível de flexibilidade escolhido para o desenvolvimento do app.
Dijkstra reconhece que o mercado de plataformas do estilo "faça você mesmo o seu app" é competitivo. Ele já encontrou mais de 250 concorrentes ao redor do mundo, inclusive brasileiros, como a Fábrica de Aplicativos, da Mowa. "Não existem mais ideias originais hoje em dia. A diferença é como você as implementa. Não basta ter uma plataforma funcional. Ela precisa ser bonita", explica o executivo. No caso da AppMachine, seu diferencial é a criação de apps nativos, que funcionam bem mesmo sem conexão à Internet, pois importam todas as imagens e demais arquivos – o que gera, por outro lado, aplicativos de tamanho maior que aqueles em HTML5, geralmente com mais de 20 MB. Outra vantagem: se houver necessidade de mudar o layout ou as sessões do app, isso pode ser feito sem requerer uma atualização oficial nas lojas de aplicativos. Um terceiro diferencial é a possibilidade de visualização de como o app está ficando em tempo real, durante o desenvolvimento, na tela do próprio celular, ou em uma simulação na web.
Brasil
De origem holandesa, a AppMachine decidiu criar uma versão em português do seu site e contratou um gerente para o Brasil, o executivo Miguel Tavares. Sua missão é buscar parceiros locais que possam usar a plataforma para o desenvolvimento de apps para diversas verticais, como hotéis e restaurantes. Para esses parceiros, a AppMachine oferece uma versão white label do visualizador de apps.
Em apenas dois dias após o lançamento, a AppMachine registrou 650 novos usuários no Brasil. Ao todo, a plataforma contabiliza mais de 40 mil usuários no mundo e algumas centenas de apps publicados na App Store e na Google Play, em menos de um ano de funcionamento.