A organização de fotos é algo que diversas companhias tentaram. Google e o seu Google Photos, o Yahoo com o Flickr e mais recentemente o Facebook, antes com os álbuns e agora com o Moments (Android, iOS). Em um formato com poucos recursos, o app ajuda o usuário a agrupar fotos de um evento, sincronizá-las e compartilhar elas com os amigos selecionados.
O grande diferencial de Moments é o reconhecimento facial, utilizado para encontrar e marcar os seguidores de seu perfil no Facebook que estão nas imagens. No entanto, chama a atenção a integração do Moments com outros apps de destaque da empresa, Instagram e Messenger. Desse modo, uma foto (ou uma série delas) pode tornar-se tema de conversas nas redes sociais ou em um comunicador instantâneo – faltou adicionar apenas o WhatsApp.
A experiência de sincronizar uma foto, compartilhar com amigos e discorrer sobre aquele momento é bastante válida. Embora seja um app simples, seu design ainda é um pouco confuso. Por exemplo, para mudar as configurações é necessário clicar no sinal de notificações, representado por um sino, e depois no ícone de “configurações”. Não há um ícone direto e poucas alterações podem ser feitas.
Outro problema: não existe um menu de informações singular, como acontece nos aplicativos do Instagram e Facebook para ver linha do tempo, fotos de amigos e eventos. É preciso deslizar entre as opções marcadas no alto da tela para ver as novidades mais recentes.
Ainda assim, o Moments é uma boa oportunidade para os usuários que tiram fotos em viagens, encontro de amigos, família e comemorações e que desejam manter contato pós-evento.