A Tencent Music, divisão de música da Tencent, entrou com um pedido de abertura de capital na NASDAQ Global Market / Bolsa de Nova Iorque nesta terça-feira, 2. A oferta inicial pública (IPO ou Initial Public Offering, no original em inglês) da companhia chinesa tem um placeholder (espaço reservado, na tradução livre para o português) de US$ 1 bilhão.
De acordo com dados compilados no primeiro semestre de 2018, o serviço é um dos quatro com mais usuários médios mensais (MAUs) mobile na China: 800 milhões. Em média, os consumidores gastam 70 minutos na plataforma por dia. Em catálogo, a Tencent Music tem 20 milhões de faixas de 200 gravadoras de dentro e fora da China parceiras.
Na parte financeira, a companhia possui várias formas de pagamento por assinatura. Sua receita foi de 8,6 bilhões de renminbis (US$ 1,3 bilhão), um aumento de 49% comparado aos 4,4 bilhões de renminbis obtidos um ano antes. No mesmo período, o lucro da empresa foi de 732 milhões de renminbis para 2,1 bilhões de renminbis, um incremento de 65%.
Como chamariz para os investidores, a Tencent lembrou de um estudo recente da iResearch. No documento, a companhia afirma que a expectativa é que o mercado chinês de entretenimento chegue a 215 bilhões de renminbis em 2023, com um crescimento de 37% entre 2017 e 2023.
Vale lembrar que a Spotify tem 9% de participação acionária na Tencent Music hoje. A Tencent, por sua vez, tem o controle, com 58% de participação.
Ainda não há previsão do preço das ações e nem data de lançamento na bolsa.