[Atualizado no dia 4/10/2023 às 9h25 após nova informação do CPQD] Uma parceria entre CPQD e CPFL deve trazer oito eletropostos conectados para carros elétricos no estado de São Paulo. A informação foi compartilhada nesta segunda-feira, 2, por Aristides Ferreira, gerente de soluções em sistema de energia do CPQD, durante o lançamento do seu laboratório de inovação em conectividade e energias renováveis.

“Nesse projeto com a CPFL em São Paulo, as principais rodovias terão uma matriz de eletropostos instalados”, explicou o executivo, ao dizer que essa iniciativa faz parte do ‘corredor verde’, um projeto da Aneel com as concessionárias para criar linhas de mobilidade elétrica que possam ligar as cidades brasileiras e evitar que motoristas fiquem sem abastecimento no caminho.

Além de São Paulo, a CPFL deve criar um corredor no Rio Grande do Sul.

Conectividade

Atualmente, os eletropostos do CPQD para a CPFL são conectados via cabo, mas também podem receber conectividade 3G e 4G que ajudam a gerenciar a rede elétrica e avançar em novos modelos de negócios: “Hoje, nesse projeto de plataforma de mobilidade da CPFL, a aplicação de usuário tem dois focos de inteligência. O primeiro é analisar a rede elétrica para saber se onde está o eletroposto tem muitos usuários abastecendo lá, o que pode derrubar o funcionamento da subestação (de energia)”, disse. “O outro é o modelo de negócios para a concessionária indicar para o cliente abastecer em outro eletroposto (mais vazio) atraído por algum benefício de tarifa. No aspecto de telecom, a partir da conectividade, o cliente reserva o ponto e ninguém pode usar naquele horário. O acesso será liberado via aplicativo”, complementa.

Demanda

Frederico Nava, diretor de tecnologias e novos produtos do CPQD, afirmou que no teste inicial (gratuito) notou uma “demanda reprimida” a partir de um crescimento exponencial. Atualmente em momento de experimentação para alguns setores em Campinas, Ferreira disse que esperava uma demanda baixa com no máximo dez usuário, mas a CPQD contabilizou 250 consumidores em um mês apenas.

Além da CPFL, o gerente do CPQD explicou que há outros clientes e parceiros em eletropostos, como a BHP Solar, que fez os eletropostos via iniciativa do BNDES em três versões: CA simples para residências; semi-rápido para condomínio (1h a 1h30 de carga); e rápido para rodovias (carrega em 15 a 20 minutos). Outro exemplo é a InCharge, que atua no Sul de Minas Gerais e recebeu um “protocolo de evolução de conectividade de veículo” para o eletroposto.

Imagem: Exemplo de eletroposto conectado no laboratório do CPQD (crédito: CPQD)

 

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