A Black Friday de 2024 deverá gerar um faturamento de R$ 9,3 bilhões entre 28 de novembro (quinta) e 1 de dezembro (domingo). De acordo com as estimativas da Neotrust Confi, empresa de soluções para o varejo online, trata-se de um aumento de 9,1% na comparação com a mesma data do ano passado.

Entre as categorias com previsão de crescimento estão: eletrodomésticos, moda e acessórios, ar e ventilação e beleza e perfumaria. Telefonia pode registrar queda nas vendas no período e móveis, pet shop e alimentos e bebidas podem apresentar um aumento modesto.

A Confi, que faz parte do grupo Neotrust, realiza monitoramentos mensais sobre a evolução das vendas do varejo online no Brasil a partir dos clientes da Neotrust – mais de 5 mil e-commerces, incluindo as maiores varejistas e que abrange uma média de 1,5 milhão de pedidos por dia.

A Black Friday de 2023

Em novembro de 2023, o comércio online registrou faturamento de R$ 34 bilhões, leve queda de 0,22% na comparação com o ano anterior. O número de pedidos também caiu (-10,1%) e chegou a 83,16 milhões. O tíquete médio, por outro lado, teve aumento de 10,9%, chegando a R$ 408.

Durante os quatro dias de Black Friday, o e-commerce faturou R$ 8,52 bilhões, queda de 2,4% em relação a 2022. O número de pedidos também apresentou redução (-9,3%), chegando a 16,01 milhões. Por outro lado, o tíquete médio foi de R$ 530,80, aumento de 7,6% em comparação com o ano anterior.

De acordo com a Neotrust os números mostraram que o varejo online procurou manter suas margens. E, mesmo que o número de pedidos tenha caído, o tíquete médio segurou a estabilidade do faturamento.

No ano passado, os quatro dias de Black Friday foram responsáveis por 25,1% do faturamento do mês de novembro. Vale dizer que, em 2021, o período concentrou 32,4% e, em 2022, 25,6% do faturamento.

2024: primeiros três trimestres podem refletir positivamente

Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira, 2, Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Confi, estima que a Black Friday deste ano será diferente. A executiva está otimista por conta dos resultados positivos da economia nos três primeiros trimestres de 2024 – até o momento, há um incremento de 13%, totalizando R$ 235,5 bilhões e aumento de 15,4% no número de pedidos, que chegou a 863,1 milhões.

Entre os motivos para o otimismo está o fato desta Black Friday cair no fim de novembro e alcançar o início de dezembro. Lorenzetti explica que muitas empresas pagam no último dia útil do mês e, com isso, o trabalhador pode estar com dinheiro para gastar. O mesmo acontece para a primeira parcela do 13º salário, que deve ser paga até 30 de novembro, e, por isso, pode fortalecer o período de promoções.

Outro ponto é que o último dia da Black Friday cai em dezembro, ficando ainda mais próxima do Natal. Lorenzetti estima que as vendas do período de festas também devem aumentar por conta da proximidade com os dias de ofertas no varejo online.