O Serpro confirmou que instalará o stack de nuvem do Google, uma espécie de mini datacenter, entre o final de outubro e o começo de novembro. A informação foi confirmada por Ariadne Fonseca, diretora de negócios econômicos fazendários na estatal, durante sua participação no Google Cloud Summit nesta quarta-feira, 2.

O projeto tem como objetivo criar a nuvem soberana do governo brasileiro, ou seja, os dados de clientes do Serpro (como Fazenda, TSE, Dataprev) ficarão em uma nuvem que é privada, localizada na sede do Serpro em Brasília para não serem transferidos para nuvens no exterior.

De acordo com Eduardo López, presidente do Google Cloud na América Latina, a stack instalada é uma extensão da nuvem e da arquitetura da empresa, porém, privada. Batizada como Google Distributed Cloud (GDC), a solução foi lançada ano passado e atualmente está em desenvolvimento apenas em projetos dos governos do Brasil e de El Salvador.  

Ricardo Ferrnandes, head do Google Cloud Brasil, explicou ainda que há outros projetos do GDC em conversas com empresas, como no setor de mineração.

Nuvem do governo

Na prática, o GDC traz robustez para dentro de uma empresa com arquitetura, segurança e constante atualização tecnológica. O diretor do Google reforça que a ideia é que o governo brasileiro tenha “sua nuvem com a mesma característica de um hyperscaler”, uma vez que seria muito difícil construir essa robustez sem infraestrutura de uma big tech.

“Nossa estratégia em datacenter junto com o governo foi fazer acordo com Serpro e ajudar a fortalecer estratégia da nuvem brasileira. Falei com Amorim (presidente do Serpro) e vemos a possibilidade de impactar positivamente a sociedade brasileira”, disse López. “O Brasil tem cidades que nunca terão capacidade de contratar uma nuvem, mas ele poderá acessar o sistema do Serpro para impactar a população”, completou.

A próxima etapa do projeto com o Serpro será o treinamento de 2 mil desenvolvedores em gestão e gerenciamento da nuvem, o que posteriormente poderá ajudar na criação de aplicações para a população em todas as esferas do governo: federal, municipal e estadual.

Imagem principal: Palco do Google Cloud Summit (crédito: Luis Franca)