A solução, que ainda será desenvolvida, servirá inicialmente para o pagamento de combustíveis. Ele precisa antes passar por etapas de prototipagem, viabilidade de produto e viabilidade comercial, antes de ser propriamente lançada. Segundo Mateus Silveira, head de produto, inovação e conectividade na FCA América Latina, a ideia é que ela seja “agnóstica”, com a possibilidade de aceitar outras carteiras e atue mais como uma ferramenta que ajude o consumidor na hora de pagar.
“Queremos olhar o carro como uma plataforma móvel, igual ao celular, e estar presente no dia a dia das pessoas. Essa parceria é um convite para repensar o carro”, disse Silveira. “Queremos usar a tecnologia em prol da conveniência. De acordo com o Sindipeças, são 40 milhões de veículos no País. Se dermos 30 segundos de economia de tempo no abastecimento, isso resultará em 57,6 bilhões de horas – o equivalente a 24 vidas por ano”.
De acordo com Érico Fileno, diretor executivo de inovação e design da Visa, a parceria com FCA segue um movimento “colaborativo e aberto” de cocriação.
Inicialmente, a expectativa das companhias é ter a solução desenvolvida no próximo ano.