Os jogos móveis da categoria hipercasual, aqueles com mecânicas simples e com receita baseada em publicidade, registraram no terceiro trimestre 50% do share no total de instalações de games para dispositivos móveis. Eles prevalecem na América do Sul, nos Estados Unidos, na Europa, no Sudeste Asiático e na Índia. A informação é da AppsFlyer, que analisou dados de 4,5 bilhões de usuários ativos, 20 mil apps, 38 bilhões de instalações e 220 milhões de consumidores pagantes. Neste cenário, o hipercasual vem tomando o espaço das franquias em midcore (jogos mais elaborados, como simuladores) e casual (games de pergunta e resposta, por exemplo).

No terceiro trimestre de 2019, os jogos hipercasuais responderam por 63% de instalações não orgânicas, um aumento de 18% ante o mesmo período em 2018. Os games hipercasuais tiveram em média 410 mil usuários ativos diários (DAUs) no ano passado.

No entanto, o estudo mostra que a categoria que tem conseguido manter o usuário por mais tempo dentro dos jogos é a de casino social e jogos de cartas e bingo, mas sem uso de dinheiro. A média de dias em que esse tipo de app é aberto por mês por usuário  saltou de 3,9 para 6,3, incremento de 37,7% se comparado com o terceiro trimestre de 2018.

Alertas

No geral, o estudo da companhia israelense aponta ainda para alguns alertas para os desenvolvedores. Um deles são as desinstalações de games. Dentro de um universo com 250 milhões de instalações, o índice de games removidos subiu 34% ante o terceiro trimestre de 2018. O percentual é 125% superior no Android, em comparação ao iOS. Por outro lado, é 14% menor a desinstalação de apps de jogos em usuários que baixaram de forma orgânica.

A análise também mostra que a monetização por publicidade in-app acontece pela queda de usuários pagantes. Isso acontece principalmente em jogos midcore e hardcore (games de estratégia e RPG), que, respectivamente, tiveram queda 46% e 12% no share de usuários pagantes. Por outro lado, um aumento de receita em publicidade in-app subiu 32% em midcore e 40% em hardcore.

 

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