A Qualcomm apresentou nesta quarta-feira, 2, os detalhes técnicos da plataforma móvel Snapdragon 888 com 5G, chipset lançado na última terça-feira, 1°. De acordo com Ziad Asghar, vice-presidente de produto na companhia, os principais focos do chispset de 5 nanômetros estão na conectividade com 5G, em trazer câmeras profissionais para os smartphones, além de avançar com uma experiência mais aprimorada em jogos e inteligência artificial.
IA
Em inteligência artificial, a Qualcomm apresentou o Hypervisor, uma solução que permite separar diferentes tipos de perfis por sistema operacional (cogitando uma eventual partilha de contas com outros OSs além do Android) e o Cryptographic Seal em parceria com a TruePic, uma espécie de assinatura digital para confirmar a veracidade de uma foto.
Além disso, firmou parceria com a Hughface para avançar no uso processamento de linguagem natural (PLN) em dispositivos e apps com o Snapdragon 888.
Câmeras
O destaque aqui é que o processador de imagem (ISP) Spectra será triplo pela primeira vez. Ou seja, um celular pode capturar três pontos de vista diferente e entregar a melhor para o usuário. Será possível combinar o uso de câmeras frontais e traseiras com fotos em até 2,7 Gigapixels por segundo, por exemplo. As câmeras também ganham o conceito de “3A” que significa o foco, o balanço da cor branca e a exposição automatizados com ajuda de inteligência artificial. Outra vantagem em imagem é o 4K HDR computacional, que melhora a qualidade de gravação e reprodução de vídeo.
Conectividade
O novo modem X60 permitirá conexões 5G com 7,5 Gbps de downlink e 3 Gbps de uplink e trabalhará pela primeira vez com carrier aggregation em FDD e TDD, além das ondas milimétricas. Neste caso, a agregação pode ocorrer com duas operadoras – na versão anterior (865) era apenas com uma operadora. O chipset também é o primeiro do portfólio da Qualcomm com suporte para conexões em Wi-Fi 6E, ou seja, a alcançar conexões em frequências de 6 GHz.
Jogos
Em games, as novidades ficam com melhorias no ponto de contato com a tela touchscreen, em 20% ante o chipset Snapdragon 865. Além disso, o Snapdragon 888 terá o Variable Rate Sharing (VRS), uma solução que permite reduzir em 40% a renderização de pixels, o que colabora para melhorar em 30% a performance durante o jogo sem perder os efeitos visuais.
Vale lembrar, o Snapdragon 888 chega ao mercado em 2021 e tem confirmados lançamentos de celulares com Xiaomi, Motorola, ZTE, realme e outros.