A parceria entre Direcional Engenharia com a desenvolvedora de APIs Sensedia fez a incorporadora e construtora aprimorar e estreitar o seu relacionamento com seus clientes. Em 2020, a partir do DIRI LABS, hub de inovação do grupo Direcional, as empresas criaram uma plataforma que centraliza informações e serviços tanto para o cliente Direcional como da Riva, empresa que pertence ao grupo, mas que atua em empreendimentos do programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal.
Os indicadores de melhoria e de satisfação do cliente apareceram a partir das avaliações nas lojas de aplicativos. Na App Store, o Pode Morar teve um salto de 1,6 para 3,6 e na Play Store passou de 2,7 para 3,9, em três meses de implementação.
A proposta da Pode Morar é levar informação aos clientes que compraram os apartamentos ainda na planta. Pela plataforma, o comprador passa a ter acesso a todas as fases e previsões da obra. Podem verificar o andamento da obra, acessar fotos, emitir boletos, solicitar renegociações e amortizar parcelas.
A solução permite o acesso a uma série de informações graças a uma integração e gestão de dados via APIs da Sensedia por meio de um gateway que estabelece essas conexões. Todos os dados das principais funcionalidades do portal Pode Morar passam pela ferramenta da Sensedia, e hoje, 90% da base de clientes da Direcional está conectada a ela.
“A Sensedia nos ajudou a fazer a integração de dados e pensar na omnicanalidade. O cliente deve ser atendido na melhor interface para ele. A empresa vem se adaptando aos poucos e de uma forma leve”, diz João Vítor da Silva, gerente de TI da Direcional. Não à toa, o Pode Morar é acessado via lojas de aplicativos Google Play e App Store, mas também em portal web, WhatsApp e na Alexa, assistente virtual da Amazon que possibilita a experiência por comando de voz (no entanto, neste caso, somente algumas funcionalidades).
Adilson Cavati, diretor de vendas da Sensedia, explica que, com a integração, a aplicação que existe desde 2020 ganhou um novo patamar por conta da estrutura de APIs desenvolvida, que permite a omnicanalidade e a inserção de novos canais à plataforma. “Tínhamos um portal que não oferecia interação e era mal avaliado nas pesquisas de NPS. Quando começamos a desenvolver a nova plataforma, refizemos sua arquitetura, trouxemos parceiros e passamos a oferecer novos tipos de atendimento. Foi uma estratégia de tecnologia que nos permite fazer adaptações mais rapidamente”, resume.
Fornecedores
Além de atualizar com informações o cliente que comprou o apartamento na planta, a integração dos sistemas permitiu a expansão de um outro produto para a Direcional, o Portal dos Fornecedores. A solução reúne esses profissionais localizados próximo aos empreendimentos da construtora, de modo a aumentar as opções de fornecedores de produtos voltados à obra e garantir que não faltem os insumos necessários para a construção, algo que foi chave no pior momento da pandemia de Covid-19.
“Vimos insumos sumindo do mercado. A digitalização permitiu que a Direcional não parasse suas obras, continuasse a todo o vapor e expandisse, inclusive. O portal do fornecedor ganhou mais força e captamos novos parceiros”, explica Silva. A Direcional, que antes tinha 1,2 mil fornecedores, com o portal recebeu um incremento de 4 mil, totalizando 5,2 mil fornecedores, entre empresas e pessoas físicas.
Em maio, a Direcional começou um piloto de uma plataforma para a contratação de serviços como pintura, instalação de vidro, oferta de café da manhã para os trabalhadores das obras, entre outros. “Os testes ainda estão sendo feitos porque esse tipo de contratação é diferente”, explica. “Mas o impacto na região onde estamos atuando é muito grande. Usamos o fornecedor local e fazemos um engajamento social. Transformamos a realidade daquela localidade”, conta da Silva.