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Ilustração: Cecília Marins

O WhatsApp está realizando um teste em fase alfa de um conjunto de ferramentas para desenvolvedores batizado de “WhatsApp Extensions”. A ideia é que funcione como um construtor de fluxo de trabalho (workflow builder, em inglês) em sua plataforma para clientes corporativos, para que estes tenham mais flexibilidade no desenvolvimento das jornadas conversacionais. 

Uma das extensões, por exemplo, será a de agendamento. Será possível configurá-la para ser acionada durante uma conversa dentro do mensageiro, como uma ferramenta nativa, sem que o consumidor seja levado para fora do WhatsApp. A ideia é que as extensões enriqueçam a experiência dos usuários nas conversas com marcas dentro do app ao mesmo tempo em que darão mais liberdade e alternativas para os desenvolvedores.

Por enquanto os testes estão em curso com apenas cinco clientes no mundo, mas há expectativa de que sejam abertos para outros quando entrar em fase beta. Não há ainda previsão de lançamento comercial.

Análise

O WhatsApp está avançando rapidamente na oferta de novas funcionalidades para o usuário final, para pequenas empresas no WhatsApp Business e para grandes empresas que estão na plataforma WhatsApp (antiga WhatsApp Business API). Alguns dos exemplos mais recentes são as ferramentas de Comunidades; de diretório local de negócios; e de catálogos, respectivamente. Em breve chegará também o pagamento P2M nativo com diversas redes de adquirência – o Banco Central já autorizou o arranjo da Visa, e a qualquer momento deve liberar para Mastercard também.

Embora prefira não se identificar como um “superapp”, todos os passos do WhatsApp são nessa direção, seja pela sua base massiva de usuários (está presente em 99% dos smartphones brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de Mensageria no Brasil), seja pela abertura para que marcas construam suas experiências conversacionais dentro do mensageiro, caminho similar ao trilhado pelo WeChat na China anos atrás e que deu origem à expressão “superapp”.

 

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