A TIM está desenvolvendo por conta própria um aplicativo de comunicação over the top (OTT), que poderá ser usado por clientes de quaisquer operadoras. O app incluirá mensagens de texto, chat, videochamadas e VoiP. O projeto está sendo testado com heavy users do plano pré-pago TIM beta, que é voltado para o público jovem. Ainda não há data de lançamento.
Análise
A decisão da TIM de criar seu próprio app de comunicação OTT mostra que a operadora está atenta à migração dos usuários a serviços como WhatsApp, WeChat, Line etc, em detrimento do SMS. Ao mesmo tempo, é uma ducha de água fria na iniciativa da GSM Association (GSMA) de criar uma plataforma comum das teles para mensagens multimídia, a Joyn. Até agora apenas a Claro embarcou na Joyn no Brasil. A opção da TIM pode acabar desanimando as outras teles e tornando a Joyn uma plataforma limitada à Claro no País.
Mas o caminho escolhido pela TIM tampouco é fácil. Ela tem a seu favor uma engajada comunidade de pré-pagos, incluindo essa base do TIM beta, onde há muitos jovens formadores de opinião. Contudo, isso não é garantia de sucesso para o projeto. Será preciso extrapolar as fronteiras da base da TIM para que o app tenha alguma chance de concorrer com os consagrados WhatsApp, WeChat e afins.
A maior dúvida é: como funcionará seu modelo de negócios? Haverá vantagens para os usuários da TIM? Será um app totalmente gratuito, bancado por publicidade? Ou terá itens pagos, como os stickers do Line? Ou quem sabe uma anuidade, como o WhatsApp – ou talvez uma cobrança diária, como faz a TIM na maioria dos seus serviços para pré-pagos?
A operadora não abriu detalhes, porém, é provável que o app em teste tenha sido desenvolvido para Android, plataforma que responde pela maioria das vendas de smartphones no Brasil e no mundo. No lançamento do TIMmusic, app de música da operadora, a primeira versão a ser disponibilizada era em Android.