O Spotify (Android, iOS) registrou um prejuízo líquido de 581 milhões de euros em 2020, ante 186 milhões de euros do ano anterior. A receita no período foi de 7,8 bilhões de euros, um aumento de 16% contra 6,7 bilhões de euros em 2019. Mas os altos gastos da plataforma em pesquisa, marketing e administração resultaram em um prejuízo operacional de 293 milhões de euros, em comparação aos 73 milhões de euros de 2019.
De acordo com a empresa, a pandemia do novo coronavírus trouxe impacto negativo à geração de receita com publicidade, mas contribuiu para trazer mais assinantes. Ainda assim, a receita média por usuário (ARPU) terminou o ano em 4,26 euros, queda de 8%.
Operação
Por outro lado, a empresa de streaming obteve um aumento de 27% dos usuários ativos por mês (MAUs), de 271 milhões para 345 milhões. Em usuários pagantes, o incremento foi de 24%, saltando de 124 milhões para 155 milhões – 21% deles da América Latina.
Vale lembrar que os restantes 199 milhões dos 345 milhões são aqueles usuários que não pagam, mas apoiam consumindo publicidade. Dito isso, a divisão de receita foi de 1,8 bilhão de euros obtidos com assinantes e 281 milhões de euros de publicidade.
Outros dados
Com a chegada do Spotify no mercado sul-coreano, a companhia fechou 2020 com presença em 93 países. Atualmente como principal aposta da empresa, a plataforma terminou o ano com 2,2 milhões de podcasts, sendo que 25% do total de usuários ativos ouviram algum conteúdo desta mídia no último trimestre de 2020. E o consumo em horas neste caso mais que dobrou em relação a 2019. Em música, a empresa totaliza 60 milhões de faixas e 4 bilhões de listas.