Em janeiro, o TikTok (Android, iOS) retomou a liderança no ranking dos dez apps mais baixados no Brasil, com 10,2 milhões de instalações, mais que o dobro do registrado em dezembro, quando teve 4,7 milhões de downloads. O forte crescimento pode indicar um esforço maior da ByteDance em aquisição de usuários no Brasil nesse período. Os números somam as lojas App Store e Google Play e foram estimados pela AppMagic.
O marketplace Temu (Android, iOS) , que liderava até então, caiu para a segunda posição, mesmo tendo aumentado a quantidade de downloads mensais no país de 5,4 milhões em dezembro para 6,6 milhões em janeiro.
Três apps que haviam ficado de fora do ranking em dezembro voltaram agora: Gov.br (Adroid, iOS), Nubank (Android, iOS) e Shopee (Android, iOS). E a lista inclui um estreante, o DramaBox (Android, iOS), app de entretenimento, que oferece séries curtas de drama. Sua origem é norte-americana, mas seu principal mercado nos últimos 30 dias é o Brasil, que respondeu por 16% dos seus downloads no mundo, seguido por Tailândia, Indonésia e EUA.
Veja abaixo o ranking dos 10 apps mais baixados no Brasil em janeiro:
1- TikTok (10,2 milhões)
2- Temu (6,6 milhões)
3- Instagram (4,5 milhões)
4- Mercado Livre (4,4 milhões)
5- Gov.br (4,8 milhões)
6- Roblox (3,7 milhões)
7- WhatsApp (3,3 milhões)
8- DramaBox (3,3 milhões)
9- Nubank (3,1 milhões)
10- Shopee (3,1 milhões)
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA.