O envio de smartphones ao mercado global chegou a 1,22 bilhão de unidades em 2024, um aumento de 7% se comparado com 1,14 bilhão de 2023, segundo os dados da Canalys. Trata-se de uma recuperação depois de dois anos consecutivos de quedas.

A Apple se manteve na liderança entre as principais fabricantes pelo segundo ano consecutivo, impulsionada pelo crescimento em mercados emergentes, estabilidade nas vendas na América do Norte e na Europa. Esses pontos positivos acabaram por ajudar a compensar a queda no mercado da China continental. No ano passado, a Apple enviou ao mercado global 226 milhões de smartphones, queda de 1%

A Samsung também registrou declínio de 1% nas vendas e encerrou o ano com 223 milhões de unidades enviadas ao mercado.

Tanto Apple quanto Samsung estão empatadas com 18% de market share.

Em terceiro ficou a Xiaomi, com 169 milhões de unidades, crescimento de 15% na comparação com 2023, sendo apontada pela Canalys como a principal responsável pelo crescimento de volume do setor no ano passado. Sua performance se destacou na China e em países emergentes. Seu market share ficou em 14%.

Na quarta posição ficou a TRANSSION, tendo atingido incremento de 15% nas remessas, atingindo 107 milhões e 9% de participação de mercado. Já a OPPO ficou em quinto lugar, com crescimento de 3% e chegando a 104 milhões de unidades enviadas ao mercado global. Seu market share está em 8%.

De acordo com a Canalys, este foi o maior volume anual de remessas no período pós-pandemia. O bom momento se deve à demanda forte no segmento de massa impulsionada pelo ciclo de renovação dos smartphones adquiridos durante a pandemia, além de reposição nos canais de distribuição.

Outro ponto importante de 2024 foi com relação ao mercado de smartphones premium. No caso da Apple, os iPhone 16 Pro e Pro Max venderam 11% a mais do que o iPhone 15 Pro e Pro Max, em 2023, passando de 55 milhões de unidades.

E a Samsung registrou no ano passado seu maior volume de envios da série S desde 2019. Para 2025, a sul-coreana ambiciona continuar com o crescimento da série com o Galaxy  S25 assim como atualizar os usuários da série A para modelos mais caros e sofisticados.

Envios globais de smartphones no quarto trimestre de 2024

O 4T24 alcançou a marca de 328 milhões de telefones celulares enviados ao mercado global, sendo a Apple a líder do ranking, com 77,1 milhões de unidades, queda de 1% na comparação com o mesmo período de 2023. A Samsung chegou a 52 milhões de remessas, declínio de 3%.

Na terceira posição está a Xiaomi, com 43 milhões de smartphones enviados, crescimento de 5% ano contra ano.

Em quarto está a TRANSSION, com 27,2 milhões de unidades, queda de 4% na comparação com 4T23. E, em quinto lugar, ficou a vivo, com 26,4 milhões de unidades enviadas, incremento de 10%.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!