A Salesforce confirmou na manhã desta quarta-feira, 3, o desenvolvimento da versão em português de sua inteligência artificial por voz, o Einstein Voice. No entanto, ainda não há data confirmada para o lançamento da versão brasileira por conta do processo de tropicalização, ou seja, para que a solução entenda sotaques e regionalidades.

“Einstein em português já foi testado e funciona. Mas o mais importante é ser um modelo simples. É um algoritmo que você aprende. Nossa IA vive da plataforma da Salesforce. Ela vai entender como melhorar a vida do cliente. Ele é orientado a um tema, especializado em CRM”, disse Fábio Costa, gerente geral vice-presidente sênior na companhia.

Lançada no final de 2018, o Einstein Voice já funciona no Brasil e está disponível para os desenvolvedores de aplicações da Salesforce, porém apenas em inglês. Ela permite integrar funções de CRM, como agendar pedidos de clientes, prever a probabilidade de se fechar um negócio e enviar mensagens para equipes de trabalho, seja por meio do app Lightning, da própria Salesforce, ou usando uma assistente virtual como a Siri da Apple.

De acordo com Renato Brisola, vice-presidente de vendas na Salesforce, a solução é vista dentro de sua empresa como o futuro do CRM. Questionado sobre a tecnologia de processo de linguagem por trás do Einstein Voice, Brisola explicou que há uma parceria da companhia com a IBM, mas não soube explicitar quais componentes são usados em seu IA.

Mercado

Sobre dados globais da companhia, Costa disse que a Salesforce vem de um crescimento bastante agressivo: de US$ 8,4 bilhões, em 2017, para US$ 10,5 bilhões, em 2018. E a estimativa é de fechar o próximo ano fiscal em US$ 13,28 bilhões em 2019.

O gerente geral, que assumiu a companhia em fevereiro deste ano, explicou que o Brasil é o principal mercado da Salesforce na América Latina. Além disso, contou que sua empresa vem crescendo no País e pretende manter a taxa de crescimento para os próximos anos, mas há desafios como entrar na parte principal da operação de seus clientes.

Futuro

Outro objetivo da companhia é aumentar sua comunidade de desenvolvedores. “A nossa comunidade vai gerar 195 mil empregos no Brasil até 2022. Isso gerará um impacto de US$ 27 bilhões no nosso PIB. Um em cada quatro trailheads (consultores da Salesforce) encontrará um novo emprego até 2022”, previu Costa, a partir de um estudo feito pela IDC em parceria com a Salesforce.

Para isso, a companhia deve investir mais em sua plataforma de treinamento aberta, a Trailhead. Outra novidade é a entrada do MyTrailhead no mercado brasileiro, plataforma para treinamento de pessoas que trabalham em empresas que desenvolvem aplicações da Salesforce. Ambas as plataformas funcionam no PC e em dispositivos móveis.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!