O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde) passa a contar com a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Polícia Federal (PF). Nesta quarta-feira, as entidades assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para integrar o Centro, que tem entre seus membros está a Anatel. A assinatura contou com a participação de Carlos Baigorri, presidente da agência, e do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.
No evento, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, informou que o Ciedde atuou nesta semana pela primeira vez e retirou do ar de diferentes plataformas um perfil falso que se passava pelo próprio Centro. O perfil falso praticava desinformação sobre as urnas eletrônicas, as regras eleitorais e as eleições.
O Ciedde comunicou as plataformas que, por sua vez, retiraram do ar o perfil falso.
Moraes disse que na próxima semana será elaborado um protocolo de atuação com todos os participantes do Centro assim como as plataformas digitais, que foram convidadas.
Além de Anatel, AGU e Polícia Federal, o Ciedde é composto por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) e a PGR (Procuradoria-Geral da República).
Foto: divulgação/Anatel