A BlaBlaCar (Android, iOS) fechou rodada de financiamento de 100 milhões de euros (cerca de R$ 540 milhões). Com o montante, a empresa francesa planeja expandir ainda mais. Em comunicado enviado nesta quarta-feira, 3, a companhia também informou que, pela primeira vez, registrou lucro operacional nos últimos 24 meses. E, ao buscar a otimização de lugares e assentos vazios em carros e ônibus incentivando as viagens compartilhadas, a plataforma conseguiu reduzir em 2 milhões de toneladas a emissão de CO2 em 2023.
O financiamento apoiará a expansão da estratégia multimodal, que combina as modalidades de transporte compartilhado oferecidos pela plataforma com a cobertura extensiva de sua rede de caronas. Assim, a intenção é ampliar esse modelo para além dos 21 países onde atualmente opera.
Balanço financeiro
Em 2023, a BlaBlaCar fechou o ano com 80 milhões de passageiros que reservaram uma viagem de ônibus ou carona, um aumento de 23% em comparação ao ano anterior. O Brasil e a Índia são os países emergentes que apresentaram taxas de crescimento de três dígitos. Como resultado, o Brasil se tornou o mercado líder da BlaBlaCar em caronas em 2023. Sobre a receita, houve uma alta de 29% em relação a 2022, alcançando 253 milhões de euros no ano passado.