O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou nesta quinta-feira, 3, que os testes do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição começam ainda nesta semana. A proposta é que esta base de dados – já integrada à plataforma do Celular Seguro – informe a qualquer pessoa se um telefone celular possui registro de extravio, furto ou roubo. A solução é fruto de parceria com a Anatel.
Assim, será possível consultar se o dispositivo é ilegal ou não a partir da busca pelo número do IMEI.
O novo cadastro conta com o banco de dados do programa Celular Seguro (Android, iOS), que possui mais de 2,6 milhões de usuários inscritos, além da base da Anatel.
Consulta
Interessados em averiguar se um telefone celular foi roubado devem, primeiro, saber o número do IMEI. Para isso, é preciso digitar seus 15 números na plataforma do Celular Seguro, na aba “Celulares com restrição”. Outra opção é, no telefone que se deseja saber se é ou não roubado, digitar o código *#6# no teclado numérico, como se fosse fazer uma ligação. O número do IMEI aparecerá junto com um código de barras. Neste caso, deve-se apontar uma outra câmera de celular para esta tela de modo a ler os dados do aparelho. Caso não haja restrições, a informação aparecerá na tela.
Foto: Jamile Ferraris/MJSP