De olho no próximo passo do mercado de serviço de valor adicionado (SVA), o sócio-fundador da desenvolvedora Take.net, Roberto Costa, anunciou nesta terça-feira, 3, durante o Congresso Tela Viva Móvel, a plataforma de bots para comunicadores Omni Messaging Hub. Segundo Costa, trata-se da primeira solução para chatbots do Brasil e já tem sido negociada com operadoras. O serviço será dividido em três camadas: aplicações, com templates (modelos) de chatbots; messaging e payment hub, que permite pagamento direto no aplicativo; e o próprio app Omni. "A gente aposta (no aplicativo) como primeiro canal e SMS – acreditamos que o SMS tem uma série de vantagens em relação aos outros canais. A principal é a universalidade", destaca.

Costa afirma que a Omni será aberta e os templates poderão ser utilizados por qualquer empresa. A solução, que por enquanto só conta com versão para Android, está sendo criada tanto para conteúdo móvel quanto para atendimento e vendas. Segundo informou o executivo, há discussões mais avançadas com algumas teles para a venda de recargas utilizando o chatbot. "A gente tem tido conversas com operadoras e acreditamos que elas têm grande chance de serem protagonistas de novo (no setor de SVA) desde que se movimentem, porque não vai ser com texto que elas vão conseguir trazer o usuário de novo".

A arquitetura do sistema do Omni permite que a conversa seja conduzida tanto por um operador humano quanto por um robô, realizando o "transbordo" de maneira transparente e inteligente. "Você cria o serviço SMS e ele já está pronto em todas as outras aplicações de mensagens (como Facebook, Twitter, WhatsApp e Telegram), inclusive o Omni app", explica Costa. A plataforma ainda contará com interface web para criação de serviço e gerenciamento.

No app é possível verificar os serviços disponíveis com as empresas cadastradas. Costa ressalta que o feedback de usuários tem sido importante para o desenvolvimento, citando a possibilidade de ver quem está enviando a mensagem como uma das vantagens do serviço. Além do catálogo, há ainda o perfil do usuário e cartões de conteúdo que podem ser específicos. E, ao contrário do SMS, há possibilidade de não apenas incluir mensagens clicáveis, mas também finalizar uma compra diretamente por meio de cartão de crédito ou plataformas como o PagSeguro.

 

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