O smartphone é a plataforma mais usada para jogos no Brasil, citada por 86,7% dos gamers nacionais, seguida por videogames (43%), PCs (41%), Notebooks (39%) e tablets (16%). A informação é da edição 2020 da Pesquisa Game Brasil, feita com 5,8 mil pessoas, de 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal, entre 1 e 16 de fevereiro deste ano. Nota-se um aumento de 3,7 pontos percentuais entre os usuários que jogam por celular em relação à análise do ano anterior.
52% dos jogadores dizem que preferem jogar pelo handset ante 20% que preferem os videogames; 14,2%, os PCs; 8,6%, os notebooks; e 1,8%, as smart TVs e dispositivos portáteis. Neste ponto, houve um ganho de 7 pontos percentuais para os smartphones.
Perfil mobile
No perfil dos usuários que jogam por celular, 70% são mulheres. 55,3% são da classe média (B2/C1) e 37% têm entre 25 a 34 anos de idade. Por OS, 81,4% têm Android, 13,3% iOS, 1,4% Windows, 1,1% Blackberry, 1% Symbian e 1,7% não sabem. A categoria de jogos mais baixada é estratégia (75%) e a menos baixada é jogos multplayers em arena (Moba).
Além de jogar no celular, as pessoas: ouvem músicas e assistem a séries (78%); fazem conversas por voz, texto e usam redes sociais (76,5%); compartilham arquivos (72%); fazem pesquisa de produtos e serviços ou pagam contas (63%); trabalham ou estudam (61%); e compram produtos em lojas virtuais (60%).
Nota-se que apenas 1,8% dos entrevistados usam o handset apenas para jogar.
No jogo
A maioria dos usuários joga em casa (92,5%). Um pouco mais da metade (51,4%) prefere não jogar online. Entre o restante (48,6%) que joga online, pouco mais de um terço (35,6%) se engaja entre uma e três horas por dia. E o percentual é similar para o total de usuários móveis que jogam todos os dias (34,4%).
A pesquisa mostra que a maioria dos consumidores (63,5%) não gasta com jogos. Entre aqueles que gastam, eles disseram que compram itens para melhoria (11,3%), moedas virtuais (11,1%), expansões de jogos (10,6%), assinatura de jogo online (9,5%) e skins (8%).
Hardcore x Casual
Por tipo de público, a análise mostrou pela primeira vez que o smartphone é o meio favorito para jogar pela maioria (34%) dos usuários que mais consome este tipo de conteúdo, aqui batizados de ‘hardcore gamers’. Por sua vez, entre as pessoas que jogam esporadicamente, os ‘casual gamers’, 61% preferem jogar no celular.
Importante dizer que boa parte dos usuários casuais são mulheres (62%) e no hardcore o perfil inverte, com a maior parcela de jogadores do sexo masculino (61%).
Outros consumos
15,7% dos jogadores mexem em outros apps do celular quando estão jogando algo; 25% dizem que não assinam streaming de vídeo, mas a maioria (64%) assina Netflix; 40% não assina streaming de áudio, mas 38,7% contratam o Spotify. Outro destaque da pesquisa é para o eSports, uma vez que 68,6% dos entrevistados acompanham partidas e novidades sobre a categoria no YouTube; 39,7%, em redes sociais; 24,7%, em TV fechada; e 23,4%, pelo Twitch.