O Mercado Livre (Android, iOS) afirmou que as mudanças na entrega do Disney+ (Android, iOS) para os assinantes do Meli+ estão alinhadas aos “ajustes de mercado” e são necessárias para oferecerem “a melhor experiência de entretenimento para os assinantes de Meli+”.
Vale lembrar que a companhia informou a seus usuários na última quarta-feira, 30, que mudaria a entrega do serviço de streaming da Disney de uma versão pura para outra com anúncios publicitários, a partir do fim do Star+ a transferência de seu conteúdo no streaming Disney+ em 26 de junho.
Mobile Time procurou a companhia na quarta-feira, 30, para explicar o motivo da mudança, além de tentar entender os valores praticados e se consideraram a possibilidade de perda de receita por usuário (ARPU) e de churn com o cancelamento das assinaturas. Mas a resposta veio apenas na quinta-feira, 31.
Entenda
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E-mail enviado pelo Mercado Livre aos seus usuários no último dia 30 de maio (reprodução: Henrique Medeiros/Mobile Time)
Em comunicado enviado por e-mail aos assinantes do Meli+ na quarta-feira, o e-commerce informou que o plano atual do Disney+ com o Star+ (chamado de Combo+) seria mudado para a versão com anúncios publicitários, o Disney+ Padrão com anúncios.
O Mercado Livre também oferecerá a seus clientes os pacotes Disney+ Padrão e Disney+ Premium, porém, os preços ainda não foram divulgados.
Atualmente, o consumidor paga R$ 18 do Meli+ para ter acesso ao serviço sem publicidade. Ou seja, a mudança é uma redução (downgrade, na linguagem do mercado) na entrega do serviço,
Por sua vez, caso uma pessoa deseje assinar o Disney+, o streaming custa R$ 34 e R$ 56 no Combo+ (com Star+).
Consumidor
O Procon-SP também foi procurado por esta publicação. Mas o órgão paulista informou ter recebido parecer apenas dos representantes do Disney+, de forma antecipada, sobre a “alteração dos planos e valores para seus assinantes”, assim como “a estrutura de como as mudanças seriam informadas e processadas junto aos seus consumidores”.
De acordo com o regulador paulista, a proposta estava “em conformidade com as normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor” e até o momento não há registro de reclamações.
Importante dizer que a apresentação voluntária da Disney+ ao Procon-SP ocorre meses após o rival Max (ex-HBO Max) ter passado por críticas de clientes e ser notificado pelo órgão de SP.
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Exemplo de push notification enviado pelo Mercado Livre aos seus usuários no último dia 31 de maio (reprodução: Henrique Medeiros/Mobile Time)
Imagem principal: Arte feita por Nik Neves para Mobile Time