A Supernova é uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) que está apostando no WhatsApp como sua principal interface de relacionamento com o assinante. Através do app de mensageria o usuário consegue fazer de tudo, desde solicitar um chip e fazer seu cadastro até mesmo realizar a portabilidade numérica ou trocar de plano, passando pelo atendimento com um bot de IA generativa ou com um humano e também pelo processo de pagamento, feito com Pix ou cartão de crédito.
“A jornada inteira acontece dentro do WhatsApp”, resume Marco Sandro Oricchio, fundador e CEO da Supernova, em conversa com Mobile Time. A MVNO também conta com um aplicativo móvel, mas o executivo afirma que a experiência tem sido melhor no WhatsApp.
APIs na Vivo
A Supernova é um MVNO credenciada na rede da Vivo. A empresa construiu suas próprias APIs para se conectar diretamente aos diversos sistemas da operadora, incluindo OSS e BSS. É graças a essas APIs que ela consegue realizar um atendimento completo via WhatsApp, relata o CEO.
“Tudo o que você tem em uma operadora nós temos em tempo real via APIs. São cerca de 100 funções. Outras MVNOs não têm isso”, compara.
MVNO B2B white label
A Supernova foca principalmente no mercado B2B. A ideia é que o chip seja distribuído por empresas a seus funcionários, colaboradores ou clientes como um benefício, junto com outros produtos da Supernova, que incluem um app com descontos em redes de saúde e um clube de benefícios. “Não é só telecom. Incluímos valor agregado. Somos uma mobiletech”, diz o executivo.
Hoje, a Supernova tem 37 mil linhas em serviço, mas projeta crescer bastante no segundo semestre replicandio seu modelo em formato white label para empresas que queiram usar suas próprias marcas como MVNOs.
Oricchio garante que consegue botar no ar uma MVNO white label com seu modelo em 45 dias por um setup fee de apenas R$ 25 mil. De acordo com o executivo, três já estão prontas para serem lançadas. E ele espera ter 20 até dezembro.
Ilustração: Nik Neves