A Meta deve lançar na próxima quinta-feira, 6, o seu rival contra o Twitter. Batizado como Threads (tópicos, na tradução livre para o português), o app está dentro do universo Instagram, aparece listado para pré-cadastro na App Store, da Apple, inclusive para o mercado brasileiro.
O Threads (iOS) é descrito como “onde as comunidades se reúnem para discutir tudo”, de temas que você liga hoje até o que estará em alta amanhã: “Não importa o seu interesse, você pode seguir e se conectar com seus criadores de conteúdo favoritos e outras pessoas com as mesmas paixões – ou criar um público leal para compartilhar suas ideias opiniões e criatividade com o mundo”, diz trecho publicado na descrição do app.
Análise
Rumores que um competidor do Twitter estava sendo preparado pela companhia de Mark Zuckerberg circulavam pela Internet há meses, mas agora está confirmado com o lançamento próximo. O avanço da Meta contra a rede social rival aconteceu após o início da investida de Elon Musk para comprar o Twitter. Depois ida e vindas, trocas de farpas com os executivos e vários processos na Justiça, Musk adquiriu a rede social. Todo esse imbróglio se arrastou entre abril e outubro de 2022.
Porém, quando comprou, Musk fez uma série de ações que minaram a capacidade do Twitter em manter usuários ativos e publicidade na plataforma. O empresário tirou a rede social do mercado aberto de ações; demitiu grande parte dos funcionários da empresa (C-Level incluso); perdeu o controle da moderação; criou um programa de assinatura que não rendeu mais que uma dezena de milhões de dólares; e a mais recente delas, limitou a leitura de tweets por dia para seus usuários. Como, como se não bastasse, tem feito ações que minam sua imagem e respeitabilidade junto ao mercado e reguladores, como responder à imprensa com emojis de cocô.
Por outro lado, é importante dizer que a Meta tem histórico de se inspirar em rivais e trazer essas funcionalidades em versões para suas plataformas, como os vídeos curtos do TikTok ou mensagens efêmeras do Snapchat que chegaram como Stories e Reels ao Instagram. Inclusive escalando celebridades para usar essas funções desde a hora um.
Paralelamente e de forma bem pitoresca, outros rumores apontam que Zuckerberg e Musk devem se engajar em uma luta de MMA no mês de agosto.