O uso de inteligência artificial na gestão da cadeia de suprimentos pode gerar uma economia significativa na indústria. Foi o que aconteceu com um cliente da NTT Data, que conseguiu reduzir suas despesas em 15% após digitalizar sua cadeia de suprimentos e passar a administrá-la com inteligência artificial. O objetivo da companhia era diminuir os gastos com transporte e armazenagem, cumprindo os prazos de entrega e evitando erros. O exemplo foi mencionado durante um webinar da NTT Data nesta quarta-feira, 3.

A tecnologia tornou possível monitorar com precisão o fluxo de compra, produção, armazenamento e transporte entre as fábricas, o que “evita desperdícios e não expõe a empresa ao risco de ter seu fluxo de trabalho interrompido”, explicou Bruno Leal Magalhães, diretor de operações da NTT Data, durante o webinar.

Em sua cadeia de produção, o material semiacabado é transportado para outra unidade, onde é finalizado. Desde a implementação da IA, em 2022, o atendimento para esses pedidos entre fábricas foi 23% mais eficiente.