Stefano Mazzaferro, country manager da InDrive no Brasil (Foto: Fernando Paiva/Mobile Time)
Em cinco anos de operação no Brasil, a InDrive movimentou R$ 10 bilhões na economia nacional, somando corridas, investimento, gastos com marketing, salários etc. Ao longo desse período, 1 milhão de motoristas se cadastraram em sua plataforma e rodaram 2,5 bilhões de quilômetros. O balanço foi apresentado em uma coletiva de imprensa da companhia nesta quarta-feira, 3, em São Paulo.
O Brasil é um dos maiores mercados da InDrive. Em cinco anos, o app foi baixado 33 milhões de vezes no País, o que correspondeu a 12% do seu total no mundo. A InDrive opera em 160 cidades brasileiras e espera chegar a 200 até o final do ano.
Ayan, moderação e OneClick
A InDrive recentemente adotou uma plataforma global de desenvolvimento de novas funcionalidades em seu app através de uma arquitetura de microsserviços, batizada como Ayan. Ela permite que sejam criadas ferramentas locais, que atendam a mercados específicos, como o Brasil. Os pedidos são feito pelas áreas de negócios de cada mercado diretamente para o departamento de tecnologia, localizado no Cazaquistão.
Entre as últimas novidades incluídas no app do Brasil estão algumas relacionadas à segurança, como moderação de nomes, moderação de comentários e um novo suporte interno. A biometria facial para verificação do passageiro, que hoje é feita apenas no processo de onboarding, vai ser exigida em outros momentos da jornada, quando a plataforma identificar algum risco à segurança do motorista.
Outra novidade foi a criação da modalidade OneClick, em que passageiro e motorista aceitam uma corrida com preço sugerido pela plataforma sem negociar o valor. Essa modalidade está disponível por enquanto apenas em Curitiba e não há planos de expansão.
InDrive Money
A InDrive pretende lançar no Brasil o InDrive Money, um serviço de microempréstimos para os motoristas. O produto está sendo desenhado e a expectativa é de que seja lançado no ano que vem. A InDrive o fará com a ajuda de um parceiro do setor financeiro, em um modelo white label. Esse parceiro ainda não foi definido.
O InDrive Money já é oferecido no México.
Mototaxi
O serviço de mototaxi está disponível no app da InDrive em várias cidades brasileiras e vem se expandindo rapidamente, principalmente no Nordeste. No Recife, por exemplo, a quantidade de viagens por mototaxi já é quase a mesma daquela por carros, diz o country manager no Brasil, Stefano Mazzaferro, em conversa com Mobile Time.
“Percebemos que o serviço de moto não canibaliza o de carro. Quem usa moto o faz quando está com pressa ou quando quer pagar mais barato. E quem usa os dois recorrentemente faz, em média, mais corridas do que quem usa só um do serviços”, relata Mazzaferro.
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da InDrive