O Rio grande do Sul vem se destacando como uma espécie de polo do SMS brasileiro. Além da integradora Pure Bros e da fornecedora de plataforma de SMS corporativo Zenvia (fusão entre Comunika e Human), a capital gaúcha sedia a Iagente, companhia que nasceu há quatro anos com foco em email marketing e que em seguida incluiu em seu portfólio o envio de SMS corporativo e de relacionamento. Entre janeiro e junho deste ano, a Iagente registrou um tráfego de 6 milhões de mensagens de texto e a perspectiva é alcançar 20 milhões ao longo de 2012 inteiro, informa seu gerente comercial, Alessandro Vieira.
No ano passado, a área de SMS respondeu por aproximadamente 15% da receita da Iagente. A expectativa é de que essa participação chegue perto de 50% este ano. A empresa tem cerca de 300 clientes que usam sua solução de envio de SMS, acessível a partir da web ou via uma API. Um dos cases divulgados recentemente é o da companhia de vestuário e acessórios infantis Artsana, cujas vendas de calçados da marca Chicco crescem 15% toda vez que dispara uma campanha nova por SMS, com envio de 7 a 10 mil mensagens por mês.
Vieira esclarece que a Iagente é bastante criteriosa quanto a regras básicas de privacidade, exigindo que seus clientes corporativos tenham autorização (opt-in) de seus consumidores antes de criarem qualquer campanha por SMS. Todo novo contrato é precedido pelo preenchimento de um formulário para conhecer os objetivos do cliente com o uso do SMS. O executivo relata que negócios já foram recusados porque o cliente havia comprado listas de contatos, por exemplo. E quando aparecem projetos muito grandiosos, de mais de 1 milhão de mensagens de texto, liga-se o sinal de alerta também. "Trabalhamos da maneira correta: com opt-in, sem venda de lista de contatos etc", diz Vieira. Ele destaca também a qualidade do atendimento como diferencial em relação aos concorrentes diretos da Iagente.