Mais de 180 milhões de empresas usam o Facebook, Instagram, Messenger ou WhatsApp todos os meses para alcançar clientes. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a plataforma anunciou que, no Brasil, 47% das pequenas e médias empresas presentes e atuantes no Facebook relatam que 25% ou mais de suas vendas foram realizadas online nos últimos meses. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 3, para o lançamento de dois programas de aceleração de startups promovidos pela plataforma: o Facebook Accelerator: Connectivity e o Facebook Accelerator: Commerce. Ambos os programas são voltados para startups que desenvolvem soluções para conectividade e comércio eletrônico no Brasil, México, na Colômbia e Argentina. Eles têm duração de 12 semanas e oferecem orientação e acesso a uma rede global de startups, empreendedores e especialistas do setor de forma virtual.

O Facebook Accelerator: Connectivity é uma parceria com o MassChallange e tem como meta melhorar a conectividade por meio de tecnologias, soluções e novos modelos que ofereçam disponibilidade e acessibilidade para conexão à Internet. A ideia é selecionar 30 startups. As inscrições devem ser feitas aqui.

O programa Facebook Accelerator: Commerce é feito em parceria com a Plug and Play e é direcionado a startups que desenvolvem plataformas de comércio, soluções inovadoras em torno da funcionalidade do catálogo de compras e que aprimorem a experiência geral de comércio por meio de ferramentas de conversação e experiências de compras imersivas. A proposta está voltada tanto para a capacitação de pequenos empresários a grandes marcas, com o propósito final de conectar aos aplicativos do Facebook a seus clientes. Para  Commerce, o programa aceita até 20 startups. As inscrições devem ser feitas aqui.