Gustavo Sousa, CEO da Cielo, reconheceu que tem perdido fatias de mercado para os rivais, em especial no segmento de grandes contas do varejo. Para recuperar esse espaço, o executivo aposta na estratégia de sua força de vendas, que cresceu neste ano de 1,5 mil para 2 mil funcionários. As informações foram repassadas nesta terça-feira, 3, durante conversa com analistas de mercado.
“Nosso negócio tradicional de adquirência é no varejo, o meio da pirâmide. Esperamos recuperar o market share nesse segmento com o novo time comercial. Eles são consultores de negócios focados em captação e manutenção de clientes. Esperamos resultado desse novo modelo a partir do terceiro e do quarto trimestres”, afirmou o CEO.
Sousa explicou que a perda de share se deve ao fato de que seus concorrentes oferecem preços muito abaixo do mercado, algo que a empresa não concorda.
Saúde financeira
No segundo trimestre de 2021, a Cielo obteve R$ 221,5 milhões de lucro líquido consolidado (somando todas as marcas), ante um prejuízo de R$ 60 milhões no mesmo período do ano passado, quando a companhia foi afetada pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV 2). No mesmo intervalo, a receita líquida subiu de R$ 2,4 bilhões para R$ 2,8 bilhões, alta de 15%. E os gastos financeiros caíram 4%, de R$ 2,5 bilhões para 2,4 bilhões.
Em volume financeiro transacionado, a Cielo registrou no 2T21 um aumento de 29% em um ano, passando de R$ 128 bilhões para R$ 165 bilhões.