A operadora móvel francesa Bouygues Telecom está adotando uma estratégia internacional de venda do seu eSIM e incluiu o Brasil como um dos seus mercados-alvo. A companhia está montando uma rede de agentes de viagem e operadoras de turismo para serem revendedoras do seu eSIM no País, com foco nos turistas brasileiros que visitam a Europa. Os parceiros recebem uma comissão de 10% pelas vendas.
A oferta é de um plano pré-pago chamado “My European SIM”, que pode ser ativado via QR code como um eSIM em qualquer smartphone compatível com essa tecnologia no Brasil. O plano custa 39,90 euros e dá direito a 20 GB, ligações ilimitadas dentro da Europa e 25 euros em créditos para chamadas internacionais. O pacote dura por 30 dias. A ativação é feita automaticamente quando o turista ligar seu smartphone em solo francês.
A compra do eSIM é um pagamento internacional feito online diretamente para a Bouygues, que por sua vez repassa depois a comissão para o revendedor que a originou.
Para promover o serviço no Brasil, a Bouygues firmou parceria com a agência Turismo Francês. A expectativa é angariar até o final do ano pelo menos 500 revendedores no País. Eles podem se registrar através de um website e recebem de volta material de divulgação online e acesso a uma plataforma para acompanhar suas vendas.
“A Bouygues valida cada novo registro em 24h. A partir daí o profissional de turismo tem acesso a um back office onde pode recuperar banners de diversos formatos e fontes para colocar em seus sites ou links para fazer o tracking das vendas. Ele pode botar esses banners em seu site ou em uma newsletter enviada para seus clientes, por exemplo”, explica André Raynauld, da Turismo Francês, em conversa com Mobile Time.
Além do Brasil, a Bouygues adota estratégia similar de venda internacional de eSIM nos EUA. E há planos de estender a iniciativa para outros países da América do Sul.
Antes da pandemia, cerca de 700 mil brasileiros visitavam a França anualmente, desembarcando nos aeroportos internacionais daquele país. Ainda não há dados atualizados após o início da pandemia.
Veja abaixo o video de divulgação explicando sobre o eSIM da Bouygues, produzido pela Turismo Francês.