A Apple anunciou seus resultados financeiros do segundo trimestre (terceiro tri fiscal de 2023 para a empresa) nesta quinta-feira, 3. A companhia registrou US$ 81,8 bilhões em receita de vendas gerais, queda de 1% em relação ao ano anterior. O segmento de serviços foi o destaque, junto com o de vestíveis, home e acessórios, os únicos a crescerem no período.
O segmento de serviços teve incremento de cerca de 8%, passando de US$ 16,6 bilhões para US$ 21,21 bilhões.
Já na vertical de wearables, home e acessórios (que inclui os airpods, por exemplo), o aumento foi mais modesto, de 2,5%, de US$ 8,1 bilhões para cerca de US$ 8,28 bilhões.
As vendas gerais de produtos da companhia registraram declínio de 4,37%, passando de US$ 63,36 bilhões no mesmo período do ano passado para US$ 60,58 bilhões neste trimestre
Já os iPhones registraram declínio de vendas de 2,45%, passando de US$ 41 bilhões para US$ 39,7 bilhões.
Luca Maestri, CFO da Apple, disse na conferência de resultados da empresa que espera que o próximo trimestre não deve ser diferente deste. No entanto, o executivo prevê que as vendas do iPhone tenham um melhor desempenho do que a queda de 2% no trimestre de junho, e que a já forte taxa de crescimento da divisão de serviços da Apple seria ainda maior no período seguinte.
“Esperamos que o desempenho da receita ano a ano do trimestre encerrado em setembro seja semelhante ao trimestre de junho, assumindo que as perspectivas macroeconômicas não piorem em relação ao que estamos projetando hoje para o trimestre atual”, disse Maestri.