A Sabesp, empresa de saneamento básico, está testando em parceria com a Mutant, a adoção de um sintetizador de voz, chamado Black Bolt, em seu canal no WhatsApp. O cliente poderá enviar uma mensagem de áudio pelo aplicativo de mensageria e o bot conseguirá interpretar sua intenção e responder também por áudio, mantendo inclusive a sua “persona”. A apresentação desse projeto foi feita no segundo dia do evento Super Bots Experience, realizado por Mobile Time, nesta última quarta-feira, 2.
A Sabesp lançou seu chatbot no app de mensageria em janeiro de 2022. Sua utilização vem crescendo rapidamente. Houve um aumento de 400% no volume de interações nos últimos 12 meses. E somente nos últimos três meses o bot teve mais de 3 milhões de acessos.
Com mais de 28 milhões de pessoas abastecidas pela Sabesp no estado de São Paulo – 30% dos investimentos em saneamento básico em todo o Brasil são feitos pela empresa –, Cristina Usifati, gerente de atendimento a clientes da companhia, explica que o canal do WhatsApp seria o melhor tipo de atendimento por abranger pessoas de diferentes idades e ser de grande facilidade de acesso à população.