A TIM tem a rede móvel com melhor qualidade consistente, de acordo com levantamento feito pelo Opensignal, em seu segundo relatório divulgado neste ano. Na avaliação, há medições para saber se o desempenho da rede é satisfatório, a ponto do usuário executar diversas tarefas em seus aplicativos. Entre os indicadores estão velocidade de download e upload, latência, jitter, perda de conexão e tempo para alcançar o primeiro byte. Segundo a Opensignal, a vantagem da operadora foi em torno de 4,8 pontos percentuais (p.p.) acima da segunda colocada Claro e de 1,7 ponto se comparado à sua performance do último relatório.

Mesmo nas avaliações estaduais, a TIM se destacou ao apresentar boa performance em 18 estados, inclusive em Brasília, onde a média é a maior do país (69,4%) e a operadora apresentou conexão consistente em 74,6% dos testes. O estado de São Paulo tem o segundo melhor desempenho do país, com 66,4% dos testes com qualidade consistente. Por lá, a TIM também se saiu bem, com 71,6%.

Já no Paraná e no Piauí, a operadora empatou com a Vivo. O relatório destaca que o desempenho a TIM também é positivo em regiões cuja média das pontuações fica abaixo da brasileira – como Acre (48,3%) e Rondônia (50,4%).

Em alguns estados, a TIM enfrenta maiores desafios. Na Bahia, o desempenho das MNOs é bastante equilibrado, especialmente entre a operadora e a Claro, com uma diferença de apenas 0,4 p.p. Já no Ceará, a liderança da qualidade consistente é da Vivo, em que registra 60,8% e supera a TIM em 2,4 p.p. Ela também registra melhor desempenho em Santa Catarina e Paraíba.

No Espírito Santo, a liderança é da Claro, com vantagem de 5,4 p.p sobre a TIM. A Claro também fica na ponta em Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre as explicações dadas pela Opensignal para a boa performance estão o fato de a operadora ter o maior número de antenas – inclusive de 5G – do país e ser a que tem menos assinantes nessa tecnologia.

Speedtest destaca a Claro

Em contrapartida, a concorrente Claro foi quem faturou o Speedtest Awards, pela conexão 5G mais rápida do Brasil e da América Latina. Em comunicado, a Ookla, empresa que organiza a premiação, enfatiza que é a quarta vez seguida em que a operadora lidera no país. Durante a avaliação, a Claro registrou velocidade máxima superior a 800 Mbps, proporcionando a mais rápida velocidade do download 5G nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Curiosamente, a operadora teve o menor número de celulares que participaram do levantamento, pouco mais de 265 mil, ficando atrás da TIM, com cerca de 364 mil, e da Vivo, que teve quase 441 mil aparelhos. 

Para esta pesquisa, a Ookla comparou o desempenho de mais de 1,1 milhão de aparelhos no Brasil que usam o seu aplicativo Speedtest. No geral, a empresa usa a mediana para efetuar suas comparações, conceito estatístico que define valor central de um conjunto de dados. 

A conexão veloz também a destacou na experiência de vídeo e jogos em território nacional. Com isso, a Claro também conquistou os prêmios de melhor experiência de vídeo e o de melhor experiência em jogos em 5G. Segundo a Ookla, a operadora teve maior estabilidade em sua rede, apresentando a menor latência (27,05 ms) e pontuação de 94%. 

Ilustração: Nik Neves para Mobile Time