A primeira operadora móvel virtual (MVNO) do Brasil, a Porto Seguro Conecta, encerrará suas operações. Em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, 3, a companhia de seguros afirmou que deixará de atuar no Brasil tanto com o consumidor final, no qual atuava com 3G e 4G, quanto no segmento de máquina-a-máquina (M2M). A empresa celebrou nesta mesma data com a TIM acordo para migrar as bases para a sua rede – a MVNO utilizava a infraestrutura da tele para fornecer seus serviços. A operação será finalizada somente depois de avaliação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Anatel.
A Porto Seguro afirmou que a desistência da MVNO está “alinhada com o direcionamento estratégico” da empresa, “que visa concentrar esforços em negócios que alcancem diferenciais competitivos, o que reforça o compromisso da companhia com seus acionistas, segurados e colaboradores”. Procurada por este noticiário, a empresa enviou o seguinte posicionamento:
“A Porto Seguro informa que estabeleceu um compromisso de cooperação para migração de clientes de voz e dados da Porto Seguro Conecta com a TIM, sua parceira no serviço de infraestrutura. Esclarece ainda que encerrará as suas atividades nesse segmento. Essa transação está alinhada com o objetivo de concentrar esforços em negócios que alcancem diferenciais competitivos. A conclusão da operação está sujeita a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e, somente depois desse processo, a migração de clientes será iniciada.”
Por sua vez, a TIM disse que visa garantir a continuidade técnico-operacional dos serviços com a migração das linhas ativas. “Por meio do acordo, a TIM proporcionará aos clientes migrados ofertas de voz e dados ainda melhores com manutenção dos valores e dos benefícios para os segurados (por intermédio da própria Porto Seguro) e o alto nível de atendimento”, declara a operadora.
Segundo as empresas, a base da MVNO conta com mais de 500 mil acessos, concentradas em M2M. Dados de agosto divulgados recentemente pela Anatel mostram que a operadora contava com 735.018 acessos, dos quais 621.513 eram contabilizados como M2M (Especial e Padrão).
A licença para MVNO da Porto Seguro foi obtida ainda em agosto de 2011, fruto de uma parceria da Datora Telecom com a TIM e a companhia de seguros. O primeiro teste ocorreu em 2012, com a instalação inicial de dois mil SIMcards distribuídos internamente. As operações foram iniciadas no ano seguinte.