A App Annie estima que as vendas globais na Google Play e na App Store somaram US$ 23 bilhões no terceiro trimestre de 2019. Trata-se de um aumento de 10% se comparado com o mesmo período um ano antes. De acordo com a companhia, o início das aulas e de torneios esportivos no hemisfério norte (EUA e Europa) puxaram o crescimento do setor naquele que pode ser o trimestre mais lucrativo da história da indústria móvel
Por país, os principais mercados para iOS são Estados Unidos, Japão e China. Por sua vez, o Google tem como principais mercados Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha. Note-se que o iOS ampliou a liderança em ganhos ante a Google Play, com uma diferença de 95% na estimativa para o terceiro trimestre.
Recorte sem jogos
Fazendo um recorte sem considerar jogos, os gastos com aplicativos nas duas lojas aumentou 20% em média. O crescimento na loja da Apple foi mais forte em aplicativos que não são jogos (35%). No marketplace do Google o aumento foi de 20%. As categorias de foto e vídeo, entretenimento e música são as que mais geram receita na App Store. Na Google Play lideram os gastos em apps os segmentos de redes sociais, produtividade e entretenimento.
Entre os apps, o Tinder é o número 1 no ranking de receita somando as duas lojas, seguido por Netflix, IQIYI, YouTube e Tencent Video. Mas o destaque fica para o Google One, o serviço de assinatura que oferece 15 GB grátis no Google Cloud, Gmail e Google Fotos entre os aplicativos que mais geram receita, na sétima posição do ranking.