Os cerca de 30 mil consumidores que todos os meses entram em uma das 170 lojas da rede varejista Casa do Celular para comprar telefones e acessórios poderão também adquirir um chip da mais nova operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) lançada no Brasil, a Rico Telecom. As duas empresas têm o mesmo acionista controlador, a BHolding. A Rico Telecom nasce como uma MVNO credenciada e está conectada à rede da TIM através de um contrato com a Datora.
A expectativa da Rico Telecom é superar 100 mil assinantes dentro de dois anos. A projeção leva em conta o fato de que a Casa do Celular vende por mês, em média, 5 mil chips de outras operadoras. Essa venda será suspensa e as lojas espalhadas por 24 estados passarão a comercializar apenas chips da Rico Telecom. Além disso, seus vendedores passam a receber uma comissão pela venda do chip que é mais que o dobro da que recebem hoje com o SIMcards de outras operadoras, informa o CEO da BHolding, Hugo Casasanta, em entrevista para Mobile Time.
“O mercado de MVNOs vem atuando muito com ISPs e operadoras regionais. A gente chega com uma abrangência nacional. E o custo operacional para agregarmos a venda do chip é baixíssimo”, comenta o executivo.
Pré-pago
Inicialmente estão sendo vendidos apenas chips de planos pré-pago e controle. As vendas começaram há 10 dias em seis lojas. Neste período, mais de 1 mil chips já foram ativados. A Rico Telecom está priorizando em uma primeira fase as lojas da Casa do Celular localizadas nas regiões Norte e Nordeste, onde a rede é mais forte. Mas até o começo de 2023 todas as 170 filiais estarão comercializando os chips.
Casasanta destaca a qualidade do atendimento da Casa do Celular como um diferencial competitivo e também a agilidade na ativação das novas linhas, processo que leva cerca de dois minutos, enquanto em outras operadoras passa de 20, afirma. As ativações podem ser feitas também pelo app da Rico Telecom (Android, iOS).
O relacionamento com os assinantes da Rico Telecom será aproveitado para fazer ofertas especiais de novos aparelhos e de outros serviços e produtos digitais vendidos pela Casa do Celular. Informações como o modelo de aparelho adquirido e a data da sua compra, assim como o valor e a recorrência das recargas poderão ser usadas na construção de ofertas personalizadas.
Dentro da estratégia de assegurar uma boa qualidade de atendimento e desburocratizar processos, o eventual cancelamento de linhas também será facilitado. “Se o cliente quiser cancelar, a ordem é deixar. Nada pior para um cliente insatisfeito que passar por dificuldade na hora de cancelar um contrato”, diz.
Vale destacar que a BHolding tem também outros negócios complementares, como uma empresa de seguros e outra de acessórios. Ou seja, existe um ecossistema de negócios em torno da rede Casa do Celular do qual a MVNO é mais um participante.