Entre julho e setembro deste ano, 87,5% dos smartphones enviados ao varejo mundial tinham o sistema operacional Android embarcado, informa relatório da consultoria Strategy Analytics. As lojas foram abastecidas com 328,6 milhões de aparelhos com a plataforma do Google, volume que representa um aumento de 10,3% em um ano. No mesmo período de 2016, o varejo mundial havia sido abastecido com 298 milhões de smartphones Android, que corresponderam a 84% do volume total.

Enquanto o Android ganhou participação, os demais sistemas perderam. O iOS, da Apple, teve uma redução de 5,5% em seu volume, caindo de 48 milhões para 45,5 milhões. Em share, baixou de 13,6% para 12,1% na comparação anual entre trimestres. Os analistas da Strategy Analytics culpam os maus resultados da Apple na China e na África.

Os demais sistemas operacionais responderam por uma participação praticamente insignificante: 0,3%. Um ano antes, BlackBerry, Windows Phone e Tizen detinham 2,3% do volume distribuído ao varejo. Os dois primeiros sofreram com o reposicionamento estratégico de seus criadores, enquanto o Tizen, da Samsung, conta com um portfólio ainda muito pequeno.

Apesar do domínio absoluto do Android, há pelo menos dois pontos de interrogação sobre o seu futuro a médio prazo, levantados pelos analistas. O primeiro consiste no fato de que poucos fabricantes de Android estão efetivamente tendo lucro com smartphones, pois as margens nas gamas baixas são ínfimas. O segundo é o lançamento do Pixel, da Google, que canibaliza as vendas dos próprios parceiros da empresa em mobilidade. Resta ver como gigantes do mundo Android reagirão a isso, como Samsung, LG, Huawei, ZTE e Lenovo.

 

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