O mercado brasileiro de seguros tem baixa penetração junto a pequenas e médias empresas. Uma das razões é o custo. Para vencer essa resistência, a BMG Seguros está desenvolvendo um novo tipo de seguro que mistura tecnologia móvel e um modelo de negócios inovador. Trata-se do chamado “seguro intermitente”, que pode ser “ligado e desligado” pelo celular, como explica o CEO da companhia, Jorge Sant’Anna, em entrevista para Mobile Time.
“O seguro intermitente, ou “pay as you use”, é baseado no uso. Você configura pelo celular seus seguros e liga e desliga à medida que precisa deles. Isso está sendo difundido nos EUA e na Europa, mas ainda é inexistente no Brasil”, comenta o executivo, lembrando que a nova modalidade já é permitida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) desde o ano passado.
Sant’Anna cita como exemplo o seguro de câmara fria de restaurantes, onde são guardados alimentos congelados: “O perigo é a câmara quebrar de madrugada quando o restaurante estiver fechado, estragando as comidas perecíveis. Esse seguro não precisa ser 24 horas por dia, por sete dias na semana. Com o seguro intermitente, o dono do restaurante pode ativar a proteção pelo celular quando sair do restaurante e desativar quando chegar de volta, no dia seguinte”, descreve.
Outros exemplos para o segmento de restaurantes seriam o seguro para incêndio de coifa e o seguro para riscos civis, que cobre acidentes dentro do estabelecimento comercial.
A possibilidade de oferecer esses seguros na modalidade intermitente reduz o preço, o que deve atrair as pequenas e médias empresas, aposta o CEO da BMG Seguros. “E se a pessoa estiver sem dinheiro, ela não precisa cancelar o seguro: basta suspendê-lo. Para PMEs é fantástico”, argumenta.
No seguro intermitente, ao fim do mês é verificado quanto tempo a proteção esteve ativa e calculado o valor da cobrança. Do ponto de vista da seguradora, é uma mudança de paradigma. “Na prática, estou saindo do pré-pago e entrando no pós-pago”, compara o executivo.
App
A BMG Seguros deve lançar o primeiro piloto com seguro intermitente no começo de 2021, inicialmente com seguros para restaurantes. Será desenvolvido um aplicativo para que o cliente possa contratar, configurar e gerenciar seus seguros. A intenção é de, no futuro, até mesmo o aviso de sinistro aconteça pelo celular, com envio de fotos e vídeos, e uso de inteligência artificial para análise, do lado da seguradora.