A Akross (antiga Mobicare) contratou Abel Camargo como seu novo CEO. O executivo tem 21 anos de experiência no setor de telecomunicações, tendo atuado em diversas áreas na Oi e, mais recentemente, liderado estratégia e novos negócios na American Tower.

“A Akross é uma boutique de tecnologia que desenvolve plataformas e middlewares. Um dos principais objetivos é abstrair a complexidade dos sistemas legados e fazer a integração de tecnologias e serviços nas teles de maneira eficiente, sem custo alto, e buscando a rentabilização das redes. Todos os nossos projetos procuram rentabilizar os ativos das redes de telecomunicações”, descreve Camargo, em conversa com Mobile Time.

A quatro unidades de negócios da Akross

A Akross opera hoje com quatro unidades de negócios.

1) Service Management Platform – Trata-se de uma plataforma de SDP (service delivery platform) integrada aos sistemas de OSS e BSS de operadoras para gerir todo o ciclo de vida de serviços de valor adicionado. Claro e Oi são usuárias dessa solução, que alcança mais de 50 milhões de clientes.

2) WiFi Solutions – Plataforma que gerencia uma rede de mais de 2,5 milhões de pontos de acesso Wi-Fi espalhados pelo Brasil inteiro e pelos quais se conectam mais de 100 milhões de pessoas por ano. Inclui soluções de autenticação, captive portal e WiFi comunitário.

3) Tech Digital Services – Unidade dedicada ao desenvolvimento de soluções digitais customizadas, como aplicativos móveis, incluindo toda a integração de backend, assim como a UX no front-end. O app Minha Oi foi criado por essa unidade, por exemplo.

4) Data Ads – Plataforma que gere a exibição de campanhas publicitárias dentro de apps das operadoras em troca de dados extras para navegação ou outros benefícios, como o TIM Fun, da TIM, e Prezão Free, da Claro. Somente de janeiro a outubro deste ano, a Data Ads contabilizou 4,7 bilhões de impressões de anúncios, um crescimento de 260% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 7 milhões de pessoas recebem anúncios e participam de jornadas propostas através da plataforma Data Ads.

Novas oportunidades

Camargo apontou algumas frentes nas quais vê bastante potencial de crescimento para a Akross sob o seu comando. Uma delas é a área de Data Ads. Outra consistiria na criação de uma nova unidade de negócios dentro da Akross, cujo foco seria facilitar a integração de sistemas em processos de aquisição de ISPs por grandes operadoras de telecomunicações.

“Não aconteceu ainda uma consolidação dos ISPs por parte das grandes operadoras, talvez pela complexidade de integração, ou pelo esforço que seria necessário. A oportunidade está em encontrar um modelo que consiga trazer alguma facilidade de integração de OSS e BSS nesses movimentos futuros. Qualquer consolidação vai precisar de um middleware que simplifique isso”, avalia.

O executivo cita ainda oportunidades para a Akross atuar em Open Gateway e a na rentabilização das redes 5G.

Experiência de Abel Camargo

Abel Camargo é graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Federal de Engenharia de, Itajubá com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Em 13 anos de trabalho na Oi, ocupou várias posições executivas e foi membro de Conselhos de Administração de empresas com participação societária da operadora. Nos últimos oito anos foi vice-presidente e gerente geral de fibra e novos negócios na American Tower, onde liderou a criação e implementação do primeiro modelo de rede neutra FTTH (Fiber to the Home) no Brasil.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!