Em dezembro de 2022, a ClickBus (Android, iOS), marketplace de passagens rodoviárias, registrou nove de seus dez melhores dias em vendas da história da empresa. O recorde histórico de vendas foi alcançado no dia 20 de dezembro, com a geração de mais de R$ 7,3 milhões em comercialização de bilhetes.
De acordo com dados levantados pela ClickBus, o mercado online de passagens rodoviárias apresentou em 2022 um crescimento acima do pré-pandemia. Na semana que antecedeu o Réveillon, as vendas cresceram 14% em relação ao mesmo período de 2021. Quando comparado ao período correspondente em 2019, ano que não sofreu impactos da pandemia, esse aumento é de 45%.
Na análise do CEO da empresa, Phillip Klien, o resultado é reflexo dos esforços do setor em promover o ônibus como um modo confortável, seguro e mais barato de se viajar. Para a empresa, o ano foi histórico, com todos os indicadores de desempenho operacional melhorando.
Segundo Klien, houve um movimento de glamourização do ônibus que atraiu um novo público para a rodoviária. As viações têm investido na renovação de frotas e oferecido comodidades, como leito-cama, serviço de bordo, TV e Wi-Fi. Algumas lançaram apps próprios, a fim de contornar as taxas do marketplace.
No período, os destinos mais vendido na plataforma foram:
- São Paulo, SP
- Rio de Janeiro, RJ
- Praia Grande, SP
- Curitiba, PR
- Campinas, SP
- Santos, SP
- Belo Horizonte, BH
- Florianópolis, SC
- Guarujá. SP
- Salvador, SP