A Meta foi multada nesta quarta-feira, 4, em 390 milhões de euros, na União Europeia (UE), por violações de privacidade relacionadas à Regulação Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), legislação que regulamenta o tratamento de dados pessoais desde 2018 na região. Os reguladores europeus chegaram à conclusão de que a companhia forçou ilegalmente usuários a aceitarem o uso de dados pessoais para personalização de anúncios.
A Irish Data Protection Comission (DPC), órgão responsável por regular a big tech na UE, anunciou sua decisão em duas ações que se estendiam desde 2018 contra o Facebook e o Instagram. As plataformas receberam multa de 210 milhões de euros e 180 milhões de euros, respectivamente.
Na decisão, o órgão argumenta que os termos de serviços das plataformas da Meta obriga usuários a autorizarem o uso dos seus dados para personalização de anúncios. A outra única opção seria parar de usar o serviços da companhia, deixando os usuários sem alternativas. A DPC salientou que colocar o consentimento legal para uso de dados nos termos de serviço força usuários a aceitarem esse tipo de publicidade comportamental e serviços personalizados, violando a GDPR.
A Meta tem três meses para tornar suas operações de processamento de dados adequadas à GDPR. A companhia disse, em comunicado à CNBC, que planeja apelar contra a decisão, destacando que o processamento de dados para publicidade comportamental está de acordo com a legislação.