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Logomarca da tá telecom

Provedores regionais de Internet criaram uma operadora móvel virtual (MVNO), a tá telecom. Com caráter cooperativo, essa operadora nasce com a participação de 50 ISPs das regiões Sul e Sudeste, mas está aberta para a adesão de quaisquer outros provedores – um formulário está disponível na web para os interessados. A tá telecom começou a operar no dia 6 de dezembro e já vendeu mais de 1 mil linhas móveis. A expectativa é chegar a 150 mil assinantes até dezembro e ultrapassar 5 milhões em 2028, informa seu diretor executivo, Rudinei Carlos Gerhart, em conversa com Mobile Time.

“Nenhuma MVNO nunca atingiu isso. Sabemos que é um plano arrojado, mas considero que temos um bom potencial, pois os provedores têm acesso às casas dos clientes. E a mobilidade é um serviço correlato àqueles já prestados pelos ISPs”, explica o executivo.

O grupo de provedores que formam a tá telecom é oriundo da Iniciativa 5G Brasil, que reuniu mais de 400 ISPs de todo o País dois anos atrás para participar do leilão das frequências de quinta geração, mas que não foi vitoriosa. Depois disso, começaram a articular a construção de uma MVNO, conforme antecipado por Mobile Time em 2021.

A tá telecom é uma empresa gerida por um fundo de investimento cujos cotistas são os próprios ISPs. Somente provedores dispostos a vender chips da tá telecom podem entrar para o fundo. Cada cota custa R$ 10 mil e há um limite de 10 cotas por ISP.

A tá telecom está sediada em São Paulo e conta com uma equipe com pouco mais de 20 pessoas. Seu orçamento para este ano é de R$ 50 milhões.

Operação e planos

A tá telecom tem uma autorização de MVNO credenciada e está conectada à plataforma da Surf Telecom, que, por sua vez, utiliza a rede da TIM.

A tá telecom define o portfólio de planos e sugere seus preços. Existem hoje seis planos, todos do tipo controle, com preços entre R$ 31,99 e R$ 89,99 por mês, e franquias de 5 GB a 50 GB. São todos com dados acumulativos, ligações ilimitadas e WhatsApp sem descontar da franquia. 

Os preços dos planos são sugeridos pela tá telecom, mas os provedores têm liberdade para alterá-los em suas localidades, caso criem combos com outros serviços etc. Um percentual sobre cada mensalidade é repassado para a tá telecom, que, por sua vez, se encarrega do pagamento para a Surf Telecom.

O atendimento de nível 1 ao cliente é feito por cada provedor por conta própria. Já atendimentos mais complexos, de nível 2 e 3, ficam sob a responsabilidade da tá telecom.

 

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