As compras realizadas por meio de dispositivos móveis representaram 9,7% de todo o volume do e-commerce no Brasil em 2014, uma receita de cerca de R$ 3,5 bilhões. A maior parte dessas transações foi realizada com smartphones (56%), que superaram o volume originado em tablets, que havia começado o ano com vantagem (60%). Os dados são da pesquisa WebShoppers, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e divulgada nesta quarta-feira, 4.
O relatório diz também que o perfil do consumidor móvel é formado na maioria por pessoas das classes A e B (62%), enquanto os das classes C e D representam 27%. No geral, a renda média do usuário de mobile commerce no País é de R$ 6.128, contra R$ 4.378 do consumidor de lojas eletrônicas em geral. Outro dado da FecomercioSP é que as mulheres são as que mais compram com dispositivos móveis: 56%. A média de idade do consumidor móvel é de 40 anos, com a faixa etária de 35 a 49 anos a que mais realiza transações (39% das mulheres e 38% dos homens).
A receita total do e-commerce em 2014 foi de R$ 35,8 bilhões, aumento de 17% em relação ao ano anterior. Foram 61,6 milhões de consumidores com pelo menos uma compra online. Até o fim de 2015, o E-bit prevê um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% acima do ano passado.