O mundo do conteúdo móvel não é necessariamente seguro e os consumidores sabem disso. A falta de confiança é apontada por 49% dos usuários de conteúdo móvel em 15 países como o principal motivo para baixarem menos apps do que gostariam. Um ano antes esse fator era apontado por apenas 37% das pessoas. É o que revela a nova edição de uma pesquisa mundial feita pelo MEF, em parceria com a AVG, para a qual foram entrevistadas 15 mil pessoas.

O Brasil ficou acima da média mundial: 52% dos brasileiros entrevistados disseram que a falta de confiança faz com que baixem menos apps. Os maiores índices de desconfiança foram auferidos em outros mercados emergentes: Quênia (60%), Indonésia (59%) e África do Sul (58%). E o menor índice foi nos EUA: 33%.

Na média mundial, 63% dos entrevistados consideram que é importante ou extremamente importante que os apps sejam claros e transparentes em sua política de privacidade e proteção dos dados de seus usuários. Um ano antes essa preocupação existia em 49% dos entrevistados. No Brasil, 66% dos usuários de conteúdo móvel disseram que a transparência é importante ou extremamente importante.

Entre as medidas tomadas pelos usuários para proteger seus dados, os resultados no Brasil foram os seguintes: 11% não tomam nenhum cuidado e pouco se importam; 17% não tomam nenhum cuidado mas estão cientes de que deveriam; 34% usam senha no celular; 25% têm algum antivírus instalado; 38% usam senhas par proteger seus apps; e 11% usam autenticação biométrica – era permitido dar mais de uma resposta.

Carteira móvel

Curiosamente, quando o tema é o uso de serviços de carteira móvel, o brasileiro parece ter mais confiança. Enquanto na média mundial 36% apontam a falta de confiança como principal barreira para experimentar serviços de m-wallet, entre os brasileiros o percentual é de 34%. Merece destaque também a baixa rejeição a esse serviço por causa de uma eventual falta de confiança entre os consumidores africanos: apenas 28% no Quênia e 32% na Nigéria. Na Índia o índice também foi baixo: 31%. O maior foi registrado na China: 49%. Nos EUA o percentual foi de 37%.

Análise

A confiança do consumidor brasileiro e africano em serviços de carteira móvel é um sinal do bom trabalho realizado por bancos e pelas teles em ambos os mercados. Na África, é notório o sucesso de serviços de transferência de valores pelo celular, como o m-Pesa, diante da falta de capilaridade dos bancos. Enquanto no Brasil o usuário de Internet banking está migrando rapidamente para o mobile banking, por causa da conveniência e também da segurança.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!