99Taxis e Easy Taxi, os dois maiores aplicativos de taxi brasileiros, vão aumentar a tarifa que cobram dos motoristas pelas corridas com pagamento in-app, ou seja, aquelas pagas com cartão de crédito ou voucher corporativo. No caso do 99Taxis, a taxa vai subir de 9% para 12,99% a partir do dia 10 de fevereiro. O Easy Taxi, que hoje cobra 9%, informa que também vai elevar a cobrança, mas ainda não definiu quando isso acontecerá e nem de quanto será o aumento. O Wappa, outro app de grande porte mas com foco somente em corridas corporativas, diz que por enquanto mantém a sua taxa em 10%, mas que está monitorando o movimento do mercado.

O 99Taxis deu a notícia aos motoristas esta semana através de uma mensagem dentro do aplicativo. Nela, a empresa explica que o aumento servirá para a realização de novas ações, contratação de pessoal na central de atendimento e inclusão de melhorias no app. Para este noticiário, a companhia informou que o reajuste "possibilitará que a 99 continue investindo em tecnologia para aprimorar cada vez mais o seu aplicativo, realize ainda mais ações de mídia e publicidade, as quais ajudam a converter usuários, e aumentam as solicitações de corridas aos taxistas". A empresa calcula que seu aplicativo proporcionou uma elevação de 50% na renda mensal dos taxistas.

Por sua vez, a Easy Taxi ainda não fez uma comunicação oficial, mas seu CEO Jorge Pilo confirmou a MOBILE TIME que o aumento da taxa é iminente. A justificativa é de que a margem atual é baixa e que a operação está sendo financiada com dinheiro dos investidores. Presente em cerca de 30 países, a Easy Taxi costuma cobrar uma taxa entre 10% e 15% das corridas pagas in-app. Pilo destaca ainda o investimento intenso na melhoria dos apps, que recebem atualizações a cada duas semanas.

O CEO da Easy Taxi lembra dos benefícios que os aplicativos de táxi proporcionam aos motoristas: "Em média, os taxistas hoje trabalham 30% menos e ganham 30% a mais graças ao uso do app". Além de trazer passageiros para os taxistas, os apps cobram menos do que as cooperativas e repassam os pagamentos mais rapidamente. Cabe lembrar que os apps de táxi no Brasil não cobram nada do motorista quando a corrida é paga em dinheiro ou em cartão de crédito ou débito usando uma máquia de POS do taxista.

Reação

A notícia do aumento foi mal recebida entre os motoristas. Em grupos de WhatsApp mantidos por taxistas, circulam mensagens que convocam um boicote às corridas com pagamento in-app. "Temos o poder nas mãos. Nós nunca precisamos de app para sobreviver, eles sim dependem de nós para se manter", diz uma das mensagens às quais MOBILE TIME teve acesso.

"O taxista tem o direito de aceitar ou não cada corrida. Do nosso lado, estamos seguros que agregamos muito valor e que ainda é vantajoso para o motorista aceitá-las", comenta Pilo.

Análise

Tanto 99Taxis quanto Easy Taxi receberam aportes significativos de investidores internacionais no começo de suas operações, o que lhes permitiu realizar campanhas agressivas de aquisição de base de usuários (tanto passageiros, quanto motoristas). Ao longo dos últimos anos, alguns apps concorrentes não conseguiram continuar na disputa e fecharam as portas, como o grego Taxibeat, que tinha como única fonte de receita a cobrança de R$ 2 por corrida.

Não há dúvida de que os apps melhoraram a vida de motoristas e de passageiros. O problema é que os taxistas são extremamente sensíveis a preço – característica que o próprio 99Taxis explorou ao entrar no mercado se diferenciando por não cobrar R$ 2 por corrida. Se outro app, com dinheiro em caixa, decidir cobrar taxas mais baixas, pode se beneficiar desse momento, desde que a experiência de uso não fique muito atrás daquela oferecida pelos líderes. Outra tendência é que uma parcela dos motoristas adquira máquinas de mPOS para poder receber pagamento com cartões de crédito e débito sem depender dos apps.

 

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