A espanhola BQ apresentou nesta quinta-feira, 4, um tablet com o Ubuntu, popular versão do sistema operacional Linux. Trata-se do Aquarius M10 Ubuntu Edition. Na página oficial do Ubuntu, promete-se entregar experiência similar aos PCs com Ubuntu ao adicionar mouse e teclado conectado via Bluetooth ou até mesmo conectando o device a um monitor através da entrada micro-HDMI. O tablet permite rodar dois aplicativos (lado a lado) para ações multitarefa.
A configuração do Aquarius M10 Ubuntu Edition não deixa a desejar. Ele possui tela de 10.1 polegadas, processador MediaTek MT8163A quad-core de 1.5 GHZ, 2 GB de memória RAM, 16 GB de memória interna (expansível com microSD de 64 GB), bateria de 7.280 mAh, câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 12 megapixels para fazer vídeos em Full HD.
O tablet é o terceiro dispositivo da BQ com o sistema operacional baseado no Linux. Outros dois smartphones foram lançados com Ubuntu: BQ Aquarius 4.5 e Aquarius E5 HD. A chinesa Meizu acompanhou a tendência europeia e lançou um handset com o sistema, o Meizu MX4 Ubuntu Edition.
Os valores do tablet e a data de lançamento não foram reveladas.