O banco Itaú terminou 2018 com 11,1 milhões de correntistas pessoas físicas (PF) em seus canais digitais, um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior. Em empresas (PJ), a quantidade manteve-se a mesma em 2018 na comparação com 2017: 1,1 milhão. Com isso, a instituição totaliza mais 12,2 milhões de clientes digitais, ou seja, aqueles que usam canais como seu website e aplicativos móveis.

A companhia divulgou o seu relatório financeiro nesta segunda-feira, 4. Nele, foi divulgado que a participação do digital no produto bancário (operações, bancárias de seguros, previdência e capitalização), subiu de 23% para 31% na comparação ano a ano. Por outro lado, a participação das agências físicas do Itaú caíram de 77% para 69%. Ao final de 2018, o digital respondia por 19% das operações de crédito, 41% das operações de investimento e por 76% dos pagamentos do banco.

Ao término de 2018, a empresa obteve uma receita de R$ 111 bilhões com produtos bancários, um aumento de 2,3% quando comparado aos US$ 109 bilhões de 2017. E o lucro líquido recorrente nesta categoria foi de R$ 25,7 bilhões, um incremento de 3,4% ante R$ 25 bilhões obtidos um ano antes.

Carteiras 

Em carteiras digitais, o destaque é o Samsung Pay. Segundo o banco, o m-payment dos dispositivos Galaxy é o que tem “a maior média por usuário”. Apenas nos três primeiros meses de sua operação junto ao banco, a taxa de uso do cliente foi de 11 transações por mês. Sobre o Apple Pay, o wallet da Apple que chegou primeiro ao Itaú na metade de 2018, o banco preferiu dizer apenas que 35% dos seus usuários estão aptos para usar a solução.

Aplicativos

Em apps, um dos principais destaques é o Itaú Abre Conta (Android, iOS), que registrou um aumento de 270% na abertura de contas, com 225 mil novos pedidos no quarto trimestre de 2018, ante 61 mil um ano antes. Ao todo, mais de 600 mil contas foram abertas pelo app. De acordo com o relatório financeiro, o crescimento deu-se com o uso de análise digital, que aumentou  a quantidade de aberturas por mês, desde o seu começo em 2017. Ainda assim, o número é menor que o 1 milhão de contas abertas em agências físicas no último trimestre de 2018, um incremento de 12% ante os 952 mil do quarto trimestre de 2017.

Outro destaque foi o desenvolvimento dos apps do Itaú (Android, iOS) para clientes. O banco aumentou a oferta de produtos em seu aplicativo, inclusive de investimentos, por meio de uma nova prateleira dentro do aplicativo. Como resultado, esta função teve mais de meio milhão de acessos no primeiro mês.

Entre as outras funções mobile que chamam a atenção no app Itaú, a opção Minhas Finanças obteve um pico de 3,3 milhões de acessos no mês de dezembro de 2018. Vale frisar que, apenas nas primeiras duas semanas de acesso, o app teve média de 200 mil visitas por dia. Por sua vez, o Teclado Itaú registrou mais de 200 mil usuários no primeiro mês de operação.

Cubo

A instituição também destacou o novo local do Cubo, hub de inovação do Itaú para startups em São Paulo. Localizado na Vila Olímpia, Zona Oeste de São Paulo, o espaço já gerou mais de 60 projetos de startups com o Itaú e 728 negócios das novas entrantes com grandes empresas.

 

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